José Mário fala do SINE e é elogiado na Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema no Paraná

Foz do Iguaçu

Ao participar, na manhã desta segunda-feira (14), da abertura da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, em Foz do Iguaçu/PR, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, igualmente aos seus pares, fez informes acerca das ações realizadas pelo regional pernambucano.

Na sua fala, o presidente José Mário destacou a realização, no dia 04 de abril, no Marante Plaza Hotel, no Recife, do I Seminário de Integração Regional e de Cooperação Técnica entre Creas do Nordeste (SINE).

Sobre o evento, José Mário destacou a participação do presidente da Frente Parlamentar da Engenharia, deputado federal pernambucano, Augusto Coutinho que falou sobre o empenho em defender os interesses do Sistema Confea/Crea e elogiou a importante participação dos presidentes dos regionais e do conselho federal, José Tadeu da Silva, nos eventos da Frente. Em seguida, o presidente pernambucano elogiou a palestra do ex-superintendente da Sudene, administrador Leonides Alves Filho, que discorreu sobre a história da autarquia especial, revelando informações importantes, dentre as quais, algumas até então desconhecidas.

Ainda sobre o I SINE, José Mário elogiou a palestra feita pelo diretor presidente do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Ignácio Salcedo, sobre os desafios encontrados na Região Semiárida do Brasil e sobre as políticas do Insa para o enfrentamento da seca na região. Também informou sobre a colaboração do ex-presidente do Crea-PI José Borges, que tratou de assuntos acerca do desenvolvimento do Estado com a construção do Porto Luiz Correia.

“Consideramos que o SINE foi um evento de grande êxito, que atendeu às expectativas e, portanto, sugerimos que encontros da mesma natureza sejam promovidos pelas demais coordenadorias regionais, com o objetivo de subsidiar a alavancagem das políticas que contribuem para o desenvolvimento das regiões do País”, sugeriu Cavalcanti.

Ainda nos informes, o presidente do Crea Rondônia, Nélio Alzenir Afonso Alencar agradeceu e elogiou o apoio dado pelo presidente José Mário de Araújo Cavalcanti, quando da realização da reunião dos Creas da Região Norte. “Por videoconferência o presidente José Mário nos prestou grande apoio e solidariedade quando discutimos as enchentes do Rio Madeira. Por mais de três horas, José Mário nos ouviu e sugeriu ações, a partir da sua experiência quando das enchentes ocorridas na Mata Sul do Estado de Pernambuco, quando participou ativamente do levantamento dos estragos decorrentes da enchentes,  nos imóveis dos municípios atingidos ”, disse o presidente Nélio, agradecendo mais uma vez.

A reunião, que continua durante todo o dia, terá, no período da tarde, palestra Magna da senadora pelo Estado do Paraná,  Gleisi Hoffman, sobre Programa de Investimentos em Logística – PIL. O encontro dos presidentes segue até a quarta-feira (16).

Dilma Moura
ASC do Crea-PE