Presidentes do Sistema Confea/Crea participam da 2ª Reunião Ordinária do CP em Foz do Iguaçu

Presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), dos 27 Conselhos Regionais da federação e o diretor financeiro da Mútua estão reunidos, desta segunda-feira (14) até a quarta-feira (16), na 2ͣ Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontece no Hotel Slaviero Suítes, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com a pauta tendo sido invertida, em virtude de compromissos assumidos pela ex chefe da Casa Civil e senadora pelo Estado do Paraná, Gleisi Hoffman, que faria a palestra Magna da reunião, sobre o tema: Programa de Investimentos em Logísticas (PIL), os membros do CP deram início ao encontro com a formação da mesa de trabalhos, constituída pelo presidente do Confea, José Tadeu da Silva, pelo anfitrião do evento e presidente do Crea-PR, Jorge Krüger, pelo coordenador do CP, presidente do Crea-SE, Jorge Silveira, pelo adjunto, presidente do Crea-AM, Telamon Barbosa Firmino Neto e pelo diretor financeiro da Mútua, Lino Gilberto da Silva.

No momento em que foi feita a leitura, discussão e a aprovação da pauta da 2ͣ Reunião do CP, o presidente do Crea-PE, aproveitou a oportunidade para pedir que fosse incluída a discussão sobre a volta da linha de crédito que to era disponibilizada pelo Confea, para ajuda à sociedade quando da ocorrência de desastres naturais, com o objetivo de minimizar as perdas e crises sociais geradas pelos acidentes naturais. “Gostaríamos de propor a retomada desse beneficio que já beneficiou, por exemplo, os Creas de Pernambuco e Alagoas quando das enchentes ocorridas em 2010. Assim estaríamos salvaguardando o disposto no artigo primeiro da Lei n 5.194/66, que valida à importância da nossa existência como instituição, voltada aos interesses, sobretudo, da sociedade”, defendeu o presidente José Mário, pedindo também a antecipação da discussão da proposta para está segunda-feira (14), temendo que haja esvaziamento dos membros na quarta-feira (16), último dia do encontro.

Como previsto em todos os encontros, o primeiro ponto da reunião foi o relato dos informes político-institucionais que, iniciado pelo presidente do Confea, deu conta dos últimos eventos que participou, dentre os quais, a reunião de todos os conselhos profissionais do País, o chamado Conselhão e a reunião do Comitê Executivo da Federação Mundial de Organização de Engenheiros (FMOI), onde de acordo com o presidente do Confea, foram debatidos temas como meio ambiente, educação, gerenciamento de risco, energia, inovação, anticorrupção e equidade de gêneros . O coordenador adjunto lembrou que a pauta do encontro é extensa e pediu empenho e objetividade a todos os participantes para que pudessem tratar de todos os assuntos.

O presidente do Crea-PR, Joel Kruger deu as boas vindas a todos, falou da satisfação de recebê-los e desejou que a reunião não tenha nenhum percalço e que ocorra em clima de harmonia. “Sejam todos bem vindos ao Paraná”, concluiu o presidente. O presidente do Crea-ES, Hélder Carnielli, falou da inauguração, no dia 09 de maio, de uma nova inspetoria, num dos municípios do Estado que atenderá de imediato, cerca de quatro mil profissionais, com projeção de atender o dobro, com a inauguração dos novos empreendimentos que estão sendo concluídos na região. O presidente do Crea-PA, Antônio Carlos Albério, convidou a todos para participar da Sessão Especial Comemorativa dos 80 anos do Crea-PA que acontecerá, no dia 23 de abril, às 14h, na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Outro convite, foi feito pelo presidente do Crea-AL,  Roosevelt Patriota Cota para que seus pares participem do Encontro Nacional da Engenharia Civil, nos dias 14 a 16 de maio de 2014, em Maceió (AL). De acordo com o presidente do Crea-BA, Marco Antônio Amigo, o conselho baiano, também irá comemorar aniversário no dia 23 de abril. Ainda de acordo com o que informou o presidente Marco Amigo, o regional formalizou publicamente a assinatura do convênio de Cooperação Técnica firmado com a Funasa. O processo, segundo o gestor, irá beneficiar mais de 800 mil baianos que vivem com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Também ressaltou que a presença da ex senadora representa um momento de grande oportunidade para todo o Sistema.

Giucélia Figueiredo, presidente do Crea-PB, disse que a presença de Gleisi Hoffman – significa um momento de construir pontes e não de colocar muros. Também falou dos Congressos Preparatórios ao Congresso Nacional da Fisenge, que acontecerá, em Búzios, no Rio de Janeiro, com a discussão de temas macro como mobilidade urbana, política agrícola, dimensão nacional, resultando na elaboração de documento que será entregue aos candidatos à Presidência da República.

Com a renúncia do presidente do Crea-MS, Jary de Carvalho e Castro, para concorrer nas eleições estaduais a deputado estadual o engenheiro civil  Ahmad Hassan Gebara se apresentou como presidente do regional. Já o presidente do Crea-PI, José Roberto pediu aos presidentes dos regionais que ainda não fizeram reservas em hotéis em Teresina para participação na Soea, conversassem com ele até a quarta-feira com o objetivo de informar se estão encontrando dificuldades em fazê-lo.

Finalmente, por solicitação do diretor financeiro da Mútua, Lino Gilberto, houve uma apresentação sobre convênios e a situação financeira da Caixa de Assistência com base nos exercícios de 2013/2014.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE de Foz do Iguaçu-PR