Manhã do 1º dia de Encontro Estadual de Pavimentação (ENEP) é marcada por debates sobre investimentos públicos em infraestrutura

Evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis em Pernambuco (ABENC-PE), com apoio do Crea Pernambuco, tem como objetivo reacender o debate em Pernambuco sobre infraestrutura de rodovias

A primeira parte da programação do 1º Encontro Estadual de Pavimentação, promovido pela ABENC-PE com o apoio do Crea Pernambuco, na manhã desta terça-feira (7), já demonstra que o evento tem bastante potencial para tornar-se um fórum essencial para os setores envolvidos no desenvolvimento e aprimoramento das infraestruturas viárias no estado.

No primeiro momento do dia, o evento contemplou palestras que abordaram os investimentos no setor de pavimentação, discutindo o estado das rodovias federais, estaduais e o sistema viário da capital.

A analista em infraestrutura de transportes do DNIT em PE, Maria Helena Melo, apresentou a estrutura do órgão e sua estratégia de investimentos de 2023 até 2026 em Pernambuco, sobretudo com os recursos do PAC. O diretor-presidente do DER-PE, Rivaldo Melo, também focou nas obras em execução e projetos previstos pelo Departamento, enquanto a secretária de infraestrutura da Prefeitura do Recife, Marília Dantas, falou sobre os desafios e investimentos no sistema viário e em tecnologias para melhorar a pavimentação da cidade.

O encontro acontece no Auditório da Escola SENAI de Santo Amaro e a programação segue ao longo do dia e vai até a quarta-feira (8). De acordo com o presidente da Abenc-PE, Stenio Cuentro, o encontro tem como objetivo motivar os engenheiros a apropriar-se mais do setor de infraestrutura de rodovias local. “Por muitos anos este setor ficou muito carente e queremos fortalecê-lo a partir do engajamento dos engenheiros, sobretudo os que estão saindo agora da academia”, explicou.

Para o presidente em exercício do Crea-PE, Clovis Segundo, o Conselho busca estar cada vez mais próximo das discussões que apontem para inovação e boas práticas das Engenharias. “É com muito entusiasmo que o Crea-PE vem aqui participar deste debate, pois a engenharia faz parte da melhoria da infraestrutura do estado e o Crea precisa fazer parte deste debate, como vem fazendo com tantos temas importantes, como a Transnordestina, o Metrô do Recife, o Arco Metropolitano, entre outros. Objetivo é construir soluções que auxiliem na tomada de decisões corretas para apontar para o futuro que Pernambuco merece”, disse.