Mercado da mineração em Pernambuco é tema do Crea Convida desta terça-feira (1º)

O setor tem forte potencial de crescimento e oportunidades de trabalho para profissionais da Engenharia de Minas e da Geologia

O setor de mineração em Pernambuco tem potencial de crescimento e oportunidades no mercado de trabalho. O Estado tem áreas fortes sendo exploradas por empresas de pequeno e médio porte, como a água mineral, na Região Metropolitana do Recife, ou o ouro e a gipsita no Sertão.  O panorama da mineração será apresentado no Crea Convida desta terça-feira (1º) pelo engenheiro de minas Nlson Galvão Filho.

Nilson Galvão Filho, que também é conselheiro da Câmara de Geologia e Minas do Conselho, vai apresentar a situação atual da mineração no Estado e os projetos que devem se consolidar, no curto e médio prazo. Também pretende mostrar os diferentes tipos de minérios, a exploração e as áreas potenciais em Pernambuco, com dados oficiais e mapas de geolocalização.

Hoje, Pernambuco tem a segunda maior reserva de gipsita do Brasil, depois de Minas Gerais. O desenvolvimento da região do Araripe, em função da produção de gesso, tornou o mineral mais conhecido. Mas há outros tipos usados na agricultura, como o calcário magnesiano, encontrado na Zona da Mata. Na Região Metropolitana, além da água mineral é possível obter agregados para a construção civil, como areia, argila e brita.

De acordo com Galvão, novos projetos têm sido implantados no Estado, como a exploração do fosfato, em Goiana, na Zona da Mata Norte.  Já no município de São José do Belmonte, no Sertão, a Vale do Rio Doce tem áreas de minério de ferro em fase de licenciamento ambiental. As potencialidades se estendem a Floresta e Ibimirim, com projeto de exploração de titânio.

Esse panorama da mineração abre oportunidades no mercado de trabalho. Galvão explica que as empresas precisam de um responsável técnico, no caso um engenheiro de Minas. Já o geólogo tem espaço na área de pesquisas, tanto atuais como nas áreas de ouro e cobre, ou de processos antigos, que não foram adiante, mas têm potencial.

Apesar das boas novas, o setor de mineração enfrenta alguns problemas. Galvão diz que faltam mais investimentos na área e subsídios por parte do Estado. “Vamos destrinchar as informações para que o público conheça mais a mineração”, disse o geólogo.

O Crea Convida será transmitido ao vivo, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube. Depois da apresentação dos palestrantes, será aberto um espaço para interação com os participantes da live. Será possível fazer comentários e perguntas sobre o tema pelo chat do canal do Crea-PE.