Novo teste Rápido para Covid-19 será tema do Terça no Crea

O trabalho de pesquisa e inovação desenvolvido por engenheiros biomédicos, pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação da UFPE, para agilizar testagem para Covid-19, vai ser apresentado em detalhes no próximo dia 28.07, na agenda do Terça no Crea. A programação será realizada através de live pelo perfil do Conselho no Instagram (@creapernambuco), a partir das 19h.

Um dos coordenadores do projeto que criou o teste rápido para Covid-19, Wellington Pinheiro, será recebido pelo presidente do Crea-PE, Evandro Alencar. Formado em em Engenharia Elétrica Eletrônica, com mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica (UFPE), ele é  Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), da Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC, ex-SBRN), e da International Federation of Medical and Biological Engineering (IFMBE).

Wellington Pinheiro vai explicar como a utilização de exames de sangue e Inteligência Artificial gerou o invento, um software para diagnóstico médico, batizado de Heg.IA. O nome, adianta, é inspirado na deusa grega da saúde, Hégia (ou Hígia) e a Inteligência Artificial (IA). “Temos a possibilidade de obter resultados em uma ou duas horas e conferimos alta taxa de acerto, com acurácia de 96,89%, especificidade de 0,9214, e sensibilidade de 0,9365”, finaliza.