Crea-PE

Papo Geológico é o tema da roda de conversa desta quinta-feira

Evento, em comemoração ao Dia do Geólogo, celebrado 30 de maio, acontece às 19h e será transmitido pela TV Crea-PE, no YouTube

A geologia é uma ciência que faz parte do cotidiano das pessoas e da cidade. Mas poucas vezes isso é percebido pela população. Tal falta de percepção já foi pior e atualmente o reconhecimento da ciência, em particular a profissão do geólogo, é comemorado pela categoria. Em clima de celebração, acontece nesta quinta-feira (17) a live Papo Geológico, uma parceria entre o Crea-PE e a Associação Profissional dos Geólogos de Pernambuco (AGP).

A roda de conversa, que será transmitida pela TV Crea-PE, no YouTube, às 19h, vem para comemorar o Dia do Geólogo, celebrado em 30 de maio. Na pauta do bate-papo, três temas: Mineração em Pernambuco: Situação atual e perspectivas, Deslizamentos de rochas inconsolidadas: causas, principais efeitos, e soluções alternativas, e Eventos extremos no litoral brasileiro – pensando o impensável.

Com este evento, a AGP busca debater e divulgar a importância técnico-científica, econômica e social das atividades desenvolvidas pelos profissionais geólogos nos seus diversos campos de atuação, conforme destaca a presidente da AGP, a geóloga e professora Lucila Borges. A programação do evento é voltada para geólogos e engenheiros das demais modalidades, técnicos, profissionais das geociências, empresários, estudantes e a sociedade em geral. Serão três palestrantes e três moderadores participando do evento.

O tema Mineração em Pernambuco: Situação atual e perspectivas terá como palestrante o engenheiro de minas Marcos Holanda, atual gerente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM-PE), e a mediação fica a cargo do geólogo Antônio Christino Lyra, que já foi presidente da AGP-PE e hoje atua como consultor.

O geólogo e consultor Cláudio Holanda será o palestrante do tema Deslizamentos de rochas inconsolidadas: causas, principais efeitos, e soluções alternativas, com a mediação do geólogo e doutor em Geociências, Pedro Augusto Pfaltzgraff.

Francisco Dourado, professor associado da Faculdade de Geologia e chefe do Departamento de Geologia Aplicada da UERJ, palestrará sobre os “Eventos extremos no litoral brasileiro – pensando o impensável”. A mediação será de Hortencia Maria Barboza de Assis, doutora em Geologia Sedimentar e pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil.

Skip to content