Para otimizar os processos de fiscalização, Crea Pernambuco participa do 5º ENAFISC, em Brasília

Representantes dos Creas de todo o Brasil se reuniram em Brasília para discutir a padronização e integração de ações de fiscalização do Sistema Confea/Crea. A programação do 5º ENAFISC – Encontro Nacional de Fiscalização – teve início nessa quinta-feira (5), com destaque para a abordagem da resolução 1134/2021, que aprova diretrizes e procedimentos para supervisão e gestão de fiscalização das atividades do Sistema Confea/Crea. O gerente de Integração e Excelência do Crea-PE, Ivan Carlos Cunha, e a gerente de Fiscalização do Conselho, Flávia Assunção, estiveram no seminário representando o Crea Pernambuco.

O Segundo dia de evento, ocorrido nesta sexta-feira (6), foi marcado pelas experiências exitosas, no âmbito da fiscalização, no ano de 2021, do Crea Paraná e Crea Minas Gerais. Assim, o compartilhamento dessas vivências com os Creas de outros estados auxilia na promoção de uma fiscalização mais educativa e eficaz. “O encontro serve para trocarmos as experiências que deram certo nas regionais, compartilhando essas informações com todos os participantes. Dessa forma fazemos com que os Creas sejam capacitados para a defesa da sociedade. O seminário também é importante para que haja a padronização de conceitos, procedimentos e métricas para a fiscalização”, ressaltou a gerente de Fiscalização do Crea-PE, Flávia Assunção.

Para o gerente de Integração e Excelência do Crea Pernambuco, Ivan Carlos Cunha, o encontro também vai auxiliar no planejamento das fiscalizações realizadas pelos Creas de todo o Brasil. “É importante que possamos conhecer essas experiências exitosas para melhorar o nosso trabalho na fiscalização. Algumas ações do Confea também foram apresentadas. Isso vai padronizar todas as etapas de fiscalização dos Creas e também o planejamento dessas ações”, destacou.

No último dia do 5º ENAFISC, os participantes ainda tiveram a formação “Como elaborar um Relatório de Fiscalização com excelência”, ministrada pelo procurador jurídico do Confea, Igor Garcia. O minicurso abordou os erros mais comuns cometidos na elaboração desses documentos e como o profissional deve fazer para evitá-los.

As palestras sobre o “Banco Nacional de ART”, ministrada por Sérgio Matos Martins – Superintendência de Estratégia e Gestão, e “Sistema de Consulta de Empresas/Receita Federal”, que teve o Superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros, como facilitador também estiveram presentes na programação do segundo dia.