Para prestar um melhor serviço aos profissionais do sistema Confea/Crea, Conselho promove Crea Capacita Conselheiros

Foi para melhorar o atendimento às empresas e aos profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco que conselheiros (titulares e suplentes), gerentes, chefias e colaboradores do Crea-PE se reuniram neste sábado (30), no Centro Administrativo da Compesa, no bairro de Santo Amaro, Zona Norte do Recife. A primeira edição do Crea Capacita Conselheiros foi marcada pela troca de conhecimentos ligados à legislação, rotina processual e institucional do Conselho.

Além de conselheiros e colaboradores, estiveram presentes Nielsen Christianni, superintendente Técnico do Crea-PE; Marcos André, superintendente de Gestão do Crea-PE; Pedro Paulo da Silva, diretor administrativo do Crea-PE; além de Adriano Lucena, presidente do Crea Pernambuco, que comemorou o encontro presencial dos atores que fazem o Conselho. “O ano de 2021 não foi possível realizar a capacitação em função dos decretos estaduais que estabeleciam o distanciamento social. A gente manteve contato de formações remotas, mas agora, com o fim das restrições presenciais, é importante essa integração para que haja troca de experiência. Esperamos que, com esse evento, os conselheiros se sintam seguros no que vão relatar, considerando a rapidez com que temos de responder aos profissionais”, ressalta Adriano Lucena, presidente do Crea Pernambuco.

Ainda de acordo com Adriano Lucena, os eventos presenciais permitem não só a interação entre os componentes do Conselho, mas também a melhoria no serviço prestado aos profissionais do sistema Confea/Crea e sociedade. “Alinhando conhecimento com a relação humana, o serviço prestado pelo Crea à sociedade tende a melhorar. É uma liga que traz para a instituição o compromisso de entregar mais rápido, de entregar melhor e, acima de tudo, reduzindo custos, entregando eficiência. O lucro do Crea Pernambuco não é financeiro. O nosso lucro é medido pela satisfação das pessoas e é isso que vamos buscar com o Crea Capacita”, avalia o presidente.

Durante o evento foi apresentada as ações e atribuições dos mais variados setores do Crea Pernambuco. Uma oportunidade que os participantes tiveram de conhecer melhor o funcionamento do Crea-PE. “É uma grande oportunidade para a troca de experiências nas diversas áreas em que os conselheiros atuam aqui no Crea. O Crea Capacita serve para que possamos prestar um serviço mais eficiente”, destaca Flávia Assunção, gerente de fiscalização do Crea Pernambuco.

Além de agregar quem está há mais tempo na configuração do Conselho, o Crea Capacita também abriu espaço para os mais novos. É o caso de Jéssica Nunes, conselheira da Câmara de Engenharia Civil representando os profissionais de Garanhuns. A engenheira civil destacou a troca de vivências que os encontros presenciais possibilitam. “Tem sido bastante diferente quando comparamos com os encontros remotos. Como sou novata, eu posso receber essa experiência de quem já está há mais tempo no Conselho. Essa capacitação é importantíssima para que a gente possa ofertar um melhor serviço”, avalia Jéssica Nunes.

O Crea Capacita Conselheiros também proporcionou uma maior conexão entre capital e interior do Estado. Segundo Bruno Lagos, conselheiro do Crea-PE e vice-presidente da Abenc-PE, cada vez mais profissionais fora da Região Metropolitana do Recife tem ocupado cargos no Conselho, permitindo assim uma maior representatividade em todo o Estado. “Nós como conselheiros temos sempre que ficar nos reciclando, então mostra que o presidente do Crea, Adriano Lucena, vem promovendo realmente um Crea para todos. Hoje temos muitos conselheiros que são do interior de Pernambuco. Anos atrás nós não tínhamos esse cenário. Essa formação que estamos recebendo no dia de hoje impacta diretamente a minha atividade profissional”, avalia Bruno Lagos.

A integração entre conselheiros, chefias, gerências e colaboradores reforça o compromisso da atual gestão de entregar um Crea mais eficiente, mais ágil e sintonizado com as demandas tanto dos profissionais e empresas quanto da sociedade.