Presidentes do Crea-PE e Secovi-PE se encontram para traçar metas de parceria

Discutir medidas para garantir uma maior segurança dos condôminos e da sociedade. Esse foi um dos temas centrais da pauta da reunião entre os presidentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco e do Sindicato da Habitação (Secovi-PE) Adriano Lucena e Márcio Gomes, respectivamente. O objetivo do trabalho conjunto das duas entidades é sensibilizar quanto à necessidade e a obrigatoriedade do cumprimento das múltiplas atividades técnicas que devem ser realizadas pelos condomínios, shopping centers e demais espaços, sob a responsabilidade dos síndicos e administradores.

No encontro, que aconteceu na tarde da quinta-feira (29), na sede do sindicato, os gestores das duas instituições manifestaram interesse em manter a parceria já existente por meio de Termo de Cooperação Técnica celebrado anteriormente.

O presidente Adriano Lucena fez questão de ressaltar que as primeiras ações terão caráter informativo. “Temos total interesse em trabalhar junto ao Secovi-PE já que o nosso maior objetivo é salvaguardar a integridade física das pessoas que transitam nesses espaços, sensibilizando os responsáveis quanto à aplicação das práticas técnicas previstas nas legislações do Sistema, dos municípios e do Estado”, defendeu Lucena.

Segundo informações do gerente geral do sindicato, Emmanuel Barros, que também esteve presente na reunião, houve consenso quanto à necessidade de revisão, atualização e assinatura de um novo TCT, a partir do qual haverá ações conjuntas com o objetivo de fazer cumprir as exigências legais, por profissionais e empresas habilitadas.

Para tanto, serão programadas palestras que deverão ser realizadas por gestores das gerências  jurídica e de fiscalização do Conselho. “Vamos viabilizar essas palestras tomando providências quanto ao espaço e encaminhamento de convites utilizando o cadastro dos associados ao Secovi para contribuir com a diminuição dos riscos e o aumento das boas práticas nos espaços habitacionais e comerciais”, explicou Barros, defendendo a necessidade de que essas atividades sejam realizadas com frequência para que não caiam no esquecimento.

Outro ponto da pauta tratou da continuidade do trabalho de elaboração do Manual do Sindico pelo Crea-PE, que servirá como mais uma fonte de informação quanto às obrigatoriedades previstas nas legislações pertinentes.

Do encontro, participaram também o superintendente de Gestão do Crea-PE, Marcos André Carvalho, e o assessor Jurídico do Secovi-PE, Noberto Lopes.