Presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, faz visita ao Codeam, em Garanhuns

Encontro contou com as presenças do superintendente técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, e dos assessores da presidência Marcelo Sampaio e Charles Jurubeba. Os três foram recepcionados pela gerente Administrativa e secretária da presidência do consórcio, Magna Godoy

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, visitou na última terça-feira (26) a sede do Consórcio Público Para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (Codeam) , em Garanhuns. Ele foi recepcionado pela gerente Administrativa e secretária da presidência, Magna Godoy. O intuito do encontro foi discutir eixos temáticos nos quais o Crea-PE possa auxiliar na busca por soluções de problemas que afetam os 26 municípios do Agreste pernambucano que compõem o consórcio.

O encontro teve ainda as presenças do superintendente técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, além dos assessores da presidência Marcelo Sampaio e Charles Jurubeba. Entre os temas abordados, falou-se sobre resíduos sólidos, iluminação pública, energias renováveis. A ideia é identificar as dificuldades que os municípios estejam enfrentando, cujas soluções passem pelas engenharias, agronomia e geociências.

“Dialogamos com eles sobre os projetos que estavam sendo conduzidos pelo Codeam. Como o consórcio reúne 26 municípios, tem todas as demandas possíveis vinculadas à engenharia, agronomia e geociências”, explicou o superintendente técnico, destacando que foram discutidas as questões dos temas que estavam sendo tratados pelos municípios. “Informamos que o Crea se coloca com essa disponibilidade de fazer um debate técnico, de poder contribuir e foi super bem recebida essa ideia”, reforçou Nielsen Christianni.

Ele ainda adiantou que ficou encaminhada a realização de uma reunião com a participação das 26 prefeituras para debater temas como a questão da mobilidade, da drenagem, da arborização, eletrificação. Assuntos que estão relacionados com o desenvolvimento desses municípios. “Essa foi a principal condução do nosso encontro: de que forma o Crea pode estar mais próximo dos municípios, contribuindo para o desenvolvimento deles a partir das atividades das engenharias, agronomia e geociências”, afirmou o superintendente. Esse encontro deve acontecer nos próximos 15 dias.

Levar a expertise do Conselho para se criar projetos e soluções viáveis para os municípios pernambucanos é uma prática que vem sendo aplicada também com o Crea Desenvolve. Trata-se de um projeto do Crea que convoca atores locais, profissionais e entidades da região para apresentar os problemas e as possíveis soluções. No ano passado, foram realizadas cinco edições do Crea Desenvolve: Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Petrolina, Araripina e Carpina, cujos encontros renderam cartas com propostas de soluções, encaminhadas às autoridades municipais.

Com esse encontro, o Codeam funcionará como um articulador dos municípios junto ao Crea. “As soluções serão mais focadas nas demandas específicas, diferenciadas, com ações mais regionais”, observou Christianni.

Dentro desta proposta do Crea-PE, a visita ao Codeam abre oportunidades do Conselho desempenhar seu papel em prol da construção de uma sociedade acessível, sustentável, voltada para seu bem-estar. Isso porque, o consórcio “tem como finalidade promover o desenvolvimento municipal em nível local e regional abrangendo aspectos políticos administrativos, econômicos, culturais e sociais”, destaca a finalidade do consórcio descrita em seu site.

A promoção deste desenvolvimento acontece por um conjunto integrado de ações de gestão técnica e profissional. Ainda de acordo com o site da Codeam, tais ações devem contemplar elaborações e utilização de elementos de planejamento, organização, tecnologia da informação e comunicação, desenvolvimento profissional para gerenciamento das mais diversas áreas e atividades desenvolvidas e executadas sob a responsabilidade de cada Prefeitura Municipal.

O Codeam destaca que estas ações sempre incorporam uma visão sistemática que garanta a promoção de benefícios para a população específica de cada município e do conjunto de municípios que formam o consórcio de forma compartilhada e solidária.