Planejamento sobre uso da água diante da escassez é tema do Terça no Crea

Foram mais de duas horas de apresentação de dados e compartilhamento de visões na terça-feira, 17.11, durante a transmissão ao vivo de novo webinar da série “Um projeto para o Brasil”. A agenda teve como tema : “Como garantir os múltiplos usos da água diante da escassez e crescente demanda?”, contando com um time de palestrantes com notória experiência na gestão de recursos hídricos no Nordeste.

O ex-presidente da CHESF, J.C de Miranda Farias,  foi o moderador, da programação, conduzindo a sequência de apresentações realizadas pelos palestrantes José Almir Cirilo, professor titular de Recursos Hídricos pela UFPE, Sérgio R. Ayrimoares Soares, superintendente de planejamento de Recursos Hídricos da ANA – Agência Nacional de Águas e Francisco José Coelho Teixeira, secretário de Recursos Hídricos do Ceará.

O representante da ANA fez a primeira palestra, abordando o caminho da Segurança Hídrica no Brasil, envolvendo ações como o reuso de água, dessalinização e controle de perdas (gestão da demanda). Sérgio Ayrimoares Soares destacou que temos no país um arranjo institucional que ainda precisa ser desenvolvido e é cada dia mais complexo. O maior custo de uma infra-estrutura hídrica, segundo disse, é o de energia.

Falou que na Agenda Água, o Programa Nacional de Segurança Hídrica, PNSH, sinaliza para modelagem que garanta os usos múltiplos da água envolvendo eixos de integração de bacias, mas precisa ir além de executar obras. Disse que não se pode nesse tema, falar apenas de custos de construção, barragens, adutoras, canais, obras de engenharia, sem considerar as soluções baseadas na natureza, “soluções verdes”, em relação a quadros de excassez e demandas, como prevê nosso sistema em nível nacional, através do Plano Nacional de Recursos Hídricos.

O secretário de Recursos Hídricos do Ceará, ressaltou na sua apresentação, como buscar diversificar a matriz hídrica ajudou a tirar a cidade de Fortaleza do colapso no abastecimento de água. Falou ainda da importância de alinhar o trabalho de gestão com a “boa previsão do clima”. Deu ênfase ainda ao fortalecimento de instrumentos institucionais como Conselhos de Recursos Hídricos, para garantir o eficaz acompanhamento da política no setor.

Almir Cirilo, professor da UFPE, fez uma análise de cenários nos períodos de sêca desde 2011 no Nordeste, com dezenas de cidades com até 100 mil habitantes dependendo de carros pipa para se abastecerem. Ele ressaltou entre as lições aprendidas, a importância da melhoria do monitoramento (criação do monitor de sêca na ANA), e o avanço em pesquisas nos órgãos que lidam com ciência, tecnologia e meio ambiente.

Participantes do webinar esclareceram dúvidas e elogiaram o Crea-PE pela iniciativa. Marcelo Maia, registrou através do chat: “ Parabéns ao CREA por trazer ao debate tema tão importante!” O presidente do Crea-PE, Evandro Alencar e o coordenador do webinar, membro do CTP do Conselho, João Recena, vibraram com a qualidade dos conteúdos compartilhados. Este webinar e toda a série de “Um projeto para o Brasil”,  podem ser acessados através do canal Crea-PE Oficial, no youtube.