Crea-PE

Plenária Solene do Crea-PE: Evandro Alencar agradece o apoio à gestão

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas tocando instrumentos musicais, pessoas no palco e área interna, texto que diz "2020 AS"

Ao som do hino do Brasil tocado por Gennaro, sanfoneiro do tradicional Trio Nordestino, teve início na noite da quinta-feira, 17.12, a Sessão Plenária Ordinária Solene nº 1.903, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), no Teatro Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco. Pela primeira vez, o público presente à cerimônia foi restrito, e com adequação do espaço, seguindo as orientações sanitárias na prevenção à contaminação da Covid-19. Foi realizada transmissão ao vivo pelo canal oficial do Conselho no YouTube, de forma inovadora, para ampliar acessos remotos. A agenda marcou o final do calendário aprovado para as reuniões de 2020 e a conclusão do segundo mandato do presidente Evandro Alencar à frente do Órgão.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna

A solenidade teve tom festivo, coordenada pelo presidente do Conselho. Evandro Alencar teve como principal objetivo, a exemplo de anos anteriores, homenagear profissionais que contribuíram para o engrandecimento e a importância do órgão, além de promover o congraçamento de todos os profissionais que compõem o Conselho pernambucano. Após composta a mesa diretiva do evento pelo presidente e diretores do órgão, além do conselheiro federal Waldir Duarte Costa Filho, foi aberta a programação oficial da noite. Inicialmente foram homenageados os alunos laureados dos cursos relacionados às áreas tecnológicas e, na sequencia foram entregues Certificados de Função foram concedidos a coordenadora e coordenadora adjunta do Programa Crea Júnior Pernambuco do ano de 2020, Eunnyce Gabriela Freitas Gomes e Millena Varela de Moura. Em seguida o presidente Evandro Alencar fez a entrega dos Certificados de Função os conselheiros que atuaram como diretores no exercício de 2020.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

O engenheiro civil João Recena, membro do Comitê Tecnológico Permanente- CTP, agradeceu a oportunidade de criar e coordenar o Um Projeto para o Brasil. O engenheiro participou por vídeo conferência e na oportunidade explicou o que é e para que foram pensados os 8 webinars que trataram de temas de interesse social como: água, energia, esgotamento sanitário, agricultura, educação e outros.

A imagem pode conter: 1 pessoa, flor e planta

Certificados de Relevantes Serviços Prestados à Nação foram entregues pelos membros da mesa, aos conselheiros que atuaram no triênio 2018/2020. Dando continuidade às homenagens, foram chamados ao palco os profissionais que contribuíram tecnicamente com ações sociais promovidas pelo Conselho de 2017 a 2020, com a entrega da Certidão de Acervo Social (CAS), que têm a finalidade de compor o histórico social do profissional para uso pessoal. Primeiramente foram agraciados os profissionais que compõem o CTP e que também contribuíram para as edições dos Cadernos do Semiárido. Aos que desenvolveram as duas funções foram entregues dois Certificados. Os primeiros homenageados foram os profissionais de notório saber que fazem parte do Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE e outra comenda pela participação das edições dos Cadernos do Semiárido.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco, pessoas em pé, flor e área interna

Nesse momento o professor Mário de Oliveira Antonino, fez uma breve retrospectiva dos caminhos trilhados por ele no Conselho e da satisfação de ter idealizado e contado com muitos paras para chegar a 19ª edição dos cadernos, citando, inclusive, mais quatro que estão em processo de conclusão.

Na sequência, foram reconhecidos os esforços dos profissionais que atuaram no Projeto Blitz do Crea que este ano teve foco para as pontes da cidade do Recife, com a entrega dos Certificados.

O presidente Evandro Alencar comunicou que quebraria o protocolo e fez um agradecimento, na sintonia de parabenização e reconhecimento ao professor e presidente da Academia Pernambucana de Engenharia, Mario de Oliveira Antonino, pela oportunidade de, a partir da proposta de manter as edições dos Cadernos dar nome a um projeto que já sabia qual era, mas ainda não havia dado um nome. A partir daí foram iniciados os Seminários do Semiárido. “Professor, quero de público lhe parabenizar, agradecer pela ideia e, principalmente, pela competência com que você coordenou esse trabalho e aglutinou profissionais de várias áreas com toda qualidade que temos nos cadernos. Aproveito para lhe agradecer pela grande contribuição à nossa gestão”, concluiu o presidente.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

O agrônomo José Geraldo Eugênio de França recebeu das mãos do presidente Alencar a Medalha do Mérito Tecnológico Pelópidas Silveira, criada para homenagear profissionais que se destacaram com desempenho relevante em ações de grande impacto social.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Outra medalha entregue aos profissionais que se destacaram pelo conjunto da obra é a “Medalha do Mérito Lauro Borba”, que neste ano foi concedida ao geólogo Waldir Duarte Costa, recebida pelo seu filho o também geólogo Waldir Duarte Costa Filho. Em seguida, os engenheiros civil e químico Hermínio Filomeno da Silva Neto e Paulo Kleber Costa foram homenageados in memoriam com certificados entregues às filhas Gabriela e Paula Fabiane da Silva Costa, respectivamente.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

O descerramento da foto de Evandro Alencar para a galeria de ex-presidentes que vai figurar como o 17º, foi realizado na sequência. Em seguida, o presidente fez um discurso emocionado sobre a sua trajetória como inspetor, dedicado ao fortalecimento do Sistema Confea/Crea, indo até à presidência do Conselho. Ele agradeceu a todos que colaboraram com a sua gestão, especialmente à sua família, fazendo questão de citar cada uma das ações que implementou no Conselho, como projetos inovadores, integrando profissionais e a sociedade (ver quadro abaixo).

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas tocando instrumentos musicais e pessoas no palco

Por fim fez agradecimentos nominais aos engenheiros, Fernando Freitas, Norman Costa, Romilde Almeida, Fernando Lapenda. “conselheiros, inspetores que são meus amigos e que muito contribuem e contribuíram com a nossa gestão. Agradecimentos também à diretoria e ao conselheiro federal Waldir Duarte Costa Filho. Em nome da chefe de Gabinete Marcella Guimarães e da chefe da Divisão de Apoio aos Colegiados (DACL), Roberta Pinheiro, fez renovados agradecimentos aos gestores e colaboradores do Crea-PE.

Quadro com alguns dos muitos projetos realizados nos 6 anos de gestão de Evandro Alencar: 

  • Terça no Crea;
  • Crea Júnior;
  • Crea na Estrada;
  • Conversa com o Presidente;
  • Crea Sustentável;
  • Programa de Obras Prioritárias;
  • CTP – Comitê Tecnológico Permanente;
  • Crea Móvel;
  • Blitz do Crea;
  • Plenária Itinerante;
  • Crea 100% on line;
  • Revista Digital;
  • Cadernos do Semiárido;
  • Parcerias;
  • Projeto Apoio Técnico Mata Sul;
  • Fiscalização Dirigida;
  • Encontro de Lideranças Regionais;
  • Diagnósticos de Obras;
  • Certidão de Acervo Social – CAS;
  • Crea Orienta;
  • Um Projeto para o Brasil;
  • Cursos e treinamentos para a equipe;
  • Investimentos na digitalização de processos, SITAC;
  • Investimentos na frota e equipamentos;
  • Construção da Inspetoria de Araripina;
  • Licitação para construção da Inspetoria de Salgueiro;
  • Projeto de Retrofit do edifício sede, Recife;
  • Novo site institucional.

Coordenação CREA Jr-PE: coordenadora Estudantil Eunnyce Freitas, chefe da Comunicação, projetos e Marketing Suenya Aragão, coordenadora Adjunta Millena Varela e coordenadora Gestora Roberta Meneses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo