Poesia e música garantem espaço na apresentação do Sextou no Crea com ART desta sexta-feira (25)

O poeta e engenheiro civil Leonardo Coimbra e o seu convidado o também engenheiro civil e músico Gibson Queiroz dividem o programa, que será transmitido pela TV Crea-PE no YouTube

Poesia e música vão marcar a apresentação do Sextou no Crea com ART desta sexta-feira (25). A apresentação será do escritor, poeta e engenheiro civil Leonardo Coimbra, que terá como convidado o também engenheiro civil e músico Gibson Queiroz. O programa vai ao ar a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube, com a promessa de levar uma apresentação no melhor estilo de encontro de amigos, com leitura de poesias ao som da boa música brasileira.

De mente acostumada aos números e à lógica mais exata da engenharia, Leonardo Coimbra herdou o DNA das artes do pai, o escritor Alvacir Raposo, o ocupante da cadeira 39 da Academia Pernambucana de Letras. O pai, além de oftalmologista, também se entregou às letras. Com 15 livros escritos, Alvacir foi a maior inspiração de Leonardo para se lançar na escrita.

Sobre seu estilo literário, Coimbra é enfático: “Gosto de não ter estilo. Não escrevo preso à estética, com a necessidade de obedecer a uma métrica”, observa Coimbra, autor do livro “Alquimia dos Versos”, que teve menção honrosa no prêmio Edmir Domingues, da Academia Pernambucana de Letras. Ele já teve uma rotina de escrita praticamente diária, mas hoje está numa fase em que escreve quando tem necessidade.

Por não se sentir na obrigação de publicar, afinal, o escritor da família, como ele mesmo aponta, é o pai, Coimbra está numa composição que pode se enquadrar numa de coletânea de textos, que está chamando de “Breves Impressões Poéticas”. São ensaios, crônicas, poesia, um apanhado do que lhe inspira a escrita.

Para lhe acompanhar na apresentação do Sextou, Coimbra convidou o amigo e músico Gibson Queiroz. “Não tinha como recusar o convite”, atesta Queiroz. Autodidata, aprendeu a tocar violão aos 12, 13 anos. Já aos 19, sentiu a necessidade de ter mais técnica e ingressou no Conservatório Pernambucano de Música. A música sempre foi uma paixão. Tanto é que criou, com amigos, a banda que hoje leva o nome de Escravo da Alegria, uma homenagem à canção de Toquinho e Vinícius de Moraes.

Gibson Queiroz escolheu a engenharia porque tinha como vizinho um engenheiro, cuja situação financeira mais estável que a sua família, o fez desejar a mesma profissão para dar uma vida mais confortável à mãe e à irmã. E a escolha mais objetiva para vida profissional revelou-se a segunda paixão. “Nem a engenharia tem ciúmes da música e nem a música da engenharia”, atesta Queiroz.

Como sempre, o Sextou é transmitido, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube, com a apresentação da jornalista Danielle Ferro. No novo formato do Sextou, os programas são realizados no estúdio Cine TV Nordeste. A reformulação do projeto conta com a parceria entre o Crea-PE e a Copergás.

As apresentações ficam gravadas no canal para quem não conseguir acompanhar no dia ou se quiser ver de novo. O Sextou é um espaço criado pelo Crea para apresentar talentos de profissionais das engenharias, agronomia e geociências nas áreas artísticas, seja no cinema, música, teatro, literatura ou artes plásticas. Para os profissionais das engenharias, agronomia e geociências interessados em participar do programa, basta entrar em contato pelo telefone (81) 9 8759.1084, que também é WhatsApp.

PAPEL SOCIAL
Além de abrir um espaço para divulgação de trabalhos e talentos dos profissionais do sistema, o Sextou tem um papel socioeducativo, com o incentivo à leitura. O Crea está recolhendo doações de livros, podendo ser publicações de todas as áreas.

Os livros doados podem ser entregues na sede do Crea-PE, na Avenida Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro, Recife. Além de poder entregar também nas inspetorias do Conselho de suas cidades. As doações serão destinadas a instituições públicas: bibliotecas e escolas públicas.