Prêmio Pelópidas Silveira em Planejamento e Gestão Urbana

/image/journal/article?img_id=23171642&t=1431447305828

A Secretaria de Planejamento e Gestão – Seplag, através da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, lançou, no dia 16.04, o edital do Prêmio Pelópidas Silveira em Planejamento e Gestão Urbana – Ano I. A primeira edição do concurso ocorre no ano em que se comemora o centenário de nascimento do engenheiro, ex-prefeito do Recife e ex-vice-Governador de Pernambuco, que muito contribuiu para o desenvolvimento urbano da Capital pernambucana.

O prêmio é uma seleção pública que tem por objetivo estimular a reflexão e o debate crítico sobre planejamento urbano, sensibilizando a população sobre a importância e valorização do tema. Podem participar estudantes do ensino médio, profissionais, técnicos, graduados e pós-graduados de todo o País. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 11.05 a 31.08, através dos sites da Seplag www.seplag.pe.gov.br ou Agência Condepe/Fidem – www.condepefidem.pe.gov.br, ou de forma presencial da sede da Agência Condepe/Fidem na rua das Ninfas, 65, na Boa Vista.

Os trabalhos inscritos devem abordar os seguintes temas: o Estatuto das Metrópoles; Oportunidades e Desafios; o Sistema de Informações Geográficas como Instrumento do Planejamento Urbano e Regional; o Fortalecimento Institucional; Planejamento e Gestão Urbana e Regional; a Utilização dos Espaços Residuais em Áreas Urbanas; e a Urbanização de Áreas de Assentamentos de Interesse Social.

O edital do concurso também determina que os projetos inscritos tenham relação com ações governamentais, como gestão do uso e ocupação do solo; fortalecimento da gestão de ações consorciadas em Regiões Metropolitanas e em Regiões de Desenvolvimento; além de planos e projetos de desenvolvimento local sustentável.

Ao todo, serão premiadas até três redações, três artigos científicos e três projetos de experiências exitosas. Os vencedores da categoria redação ganharão tablets. Já os autores dos artigos campeões serão premiados com R$ 5 mil cada um. Os projetos vencedores receberão R$ 8 mil.

O resultado final do prêmio será divulgado em 1º de fevereiro de 2016, nos sites da Seplag e do Condepe/Fidem. Já a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 do mesmo mês, no encerramento das comemorações pelo centenário de Pelópidas Silveira.

O prêmio conta com a parceria das as seguintes instituições : Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) – PE, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) – PE, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-PE e Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – UPE.

Serviço:
Prêmio Pelópidas Silveira em Planejamento e Gestão Urbana
Período das inscrições: 11.05 a 31.08. 2015
Inscrições pelo site: www.condepefidem.pe.gov.br ou www.seplag.pe.gov.b
edital – acesse aqui

formulário de inscrição –   acesse aqui

Fonte: site da seplag.