O encontro contou com a participação de profissionais da engenharia de todas as regiões do Estado
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) promoveu a sua primeira reunião de integração entre a presidência e os inspetores do ano de 2025. O encontro foi realizado nesta sexta-feira (14), na sede provisória do Conselho, no Recife. A iniciativa, que acontece de forma periódica, tem o objetivo de discutir e integrar as ações desempenhadas pelas inspetorias que representam o Crea-PE em 18 regionais, distribuídas em todas as regiões do Estado de Pernambuco.
O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, comandou os trabalhos. “Na reunião de hoje com os inspetores, debatemos sobre as diversas ações que estamos desenvolvendo em todo o Estado. Fazemos este encontro para integrar também os nossos profissionais à sociedade pernambucana, pois todos são muito bem-vindos nessa caminhada. Vale ressaltar que o Crea-PE está presente em todos os lugares, todas as cidades e em todas as modalidades da engenharia, ” enfatizou Adriano.
A pauta do encontro abrangeu deliberações sobre as iniciativas do Conselho, a exemplo da definição de datas para a realização do Congresso Estadual de Profissionais (CEP); aprovação do calendário das próximas reuniões de integração do ano; melhorias na infraestrutura das inspetorias e ações para o fortalecimento do exercício profissional da categoria. Na reunião foram discutidas também as contribuições dos inspetores nos projetos que beneficiam de forma direta toda sociedade pernambucana, como o Crea Desenvolve, que atua na construção de propostas para fomentar ações locais de desenvolvimento nas regiões de Pernambuco.
“As engenharias. as geociências e a agronomia podem auxiliar no desenvolvimento das cidades. Este é um programa grandioso que causa entusiasmo tanto nos órgãos estatais quanto nas academias. Por isso, contamos com o engajamento e a participação de toda categoria”, destacou a superintendente técnica do Crea-PE, Liliana Ramos.
Os inspetores avaliaram de forma positiva o primeiro encontro do ano. “Para nós, a reunião de integração foi muito gratificante, porque nos apresentou uma programação planejada, especialmente para promover o alinhamento de pautas e a troca de experiências com nossos colegas das outras inspetorias,” pontuou a engenheira de alimentos Monnykhe Lorena, inspetora de Garanhuns.
“Aproveitamos a oportunidade para apresentar à presidência as demandas de qualificação que foram sugeridas pelos profissionais da nossa região e do meu município, Afogados da Ingazeira, como é o caso do curso de resíduos sólidos, que vai trazer benefícios para nossa comunidade. Isso reforça o engajamento dos engenheiros junto ao Crea e à sociedade,” ressaltou Tâmara Pires, engenheira agrônoma e inspetora do município sertanejo.
Para Plínio Sá, à frente da Coordenadoria de Apoio às Inspetorias (CAI) do Crea-PE, a reunião de integração foi bastante proveitosa. “Aproveitamos a presença de todos para discutir a programação e os planos de trabalho das inspetorias que serão desenvolvidos ao longo de 2025,” observou o coordenador da CAI.