Presidente do Crea-PE e vice-presidente do Confea participam de abertura de Congressos da Uninassau

Evandro_Ana
Evandro Alencar e Ana Constantina Sarmento no stand do Crea-PE nos Congressos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, e a vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Ana Constantina Sarmento, participaram, na noite desta quinta-feira (21), da abertura do I Congresso Brasileiro de Engenharia Civil e Meio Ambiente e do I Congresso Brasileiro de Automação da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau). Realizado no Teatro Guararapes, do Centro de Convenções, a solenidade contou com a presença de 4 mil estudantes de todas as Engenharias da Instituição de Ensino.

Na abertura, o diretor presidente do Grupo Ser Educacional, Jânio Diniz, os Congressos, que acontecem de forma simultânea, vão discutir, primordialmente, a sustentabilidade. “Pensar nessas profissões é pensar em transformação. E essa transformação precisa, necessariamente, passar pela sustentabilidade”, explica Diniz.

Em seguida, a vice-presidente do Confea, Ana Constantina, fez seu pronunciamento. “Sou engenheira eletricista de formação. Tenho 15 anos de profissão. Vim, assim como vocês, de uma faculdade privada e tenho orgulho da minha profissão. Mais orgulho ainda tenho de dedicar parte de minha vida ao fortalecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua, no qual sou a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente do Conselho Federal”, afirma Ana.

Ainda na sua fala, Ana destacou a importância do Conselho de classe para o engenheiro. “Você não é engenheiro quando termina a sua graduação. Você é engenheiro quando recebe sua carteira profissional do Sistema e, a partir de então, pode atuar. E essa regulamentação toda é primordial para a defesa do profissional e valorização das áreas tecnológicas”, explica Ana, que finalizou desejando um bom congresso e as boas vindas ao Sistema.

A conferência de abertura se deu com a palestra do pesquisador Eduardo Falabella com o tema: “A importância da Pesquisa em Engenharias para o desenvolvimento da Indústria Brasileira”.

Crea_Nadja
Nadja Muniz orientou estudantes que procuraram o stand do Crea-PE

Crea Júnior Pernambuco
Até sábado (23), o Crea Júnior Pernambuco estará com um stand nos Congressos da Uninassau fazendo a pré-inscrição e recolhendo sugestões dos estudantes das áreas tecnológicas.  “A ideia central é aproximar o estudante do Conselho”, explica Evandro Alencar.

A assessora de Projetos Especiais do Crea-PE e apoio administrativo da Comissão do Crea Júnior Pernambuco, Nadja Muniz, a pré-inscrição já pode ser realizada no site do Regional. “É só o estudante entrar no site, clicar no link do programa e fazer sua inscrição. Em breve, entraremos em contato para apresentar o regulamento e da start no primeiro processo eleitoral”, afirma.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE