Presidente do Crea-PE participa da segunda reunião sobre impasse do Consórcio Novo Recife

Em reunião a portas fechadas nesta quinta-feira (05/06), o prefeito da cidade do Recife, Geraldo Julio, e sua equipe de secretários, receberam autoridades e representantes de entidades e instituições, para debater e buscar uma solução para o impasse sobre as obras do Consórcio Novo Recife, no Cais José Estelita.

Após três horas de reunião, o representante do Consórcio Novo Recife, Eduardo Moura, falou sobre o processo de negociação: “Estamos de acordo em fazer essa analise e discussão, e fazer um novo projeto… Quando o consórcio abre o diálogo, é para tudo. É para ouvir tudo e ver as sugestões. Lógico que terão contra argumentações”, ressaltou Eduardo Moura.

Geraldo O prefeito Geraldo Julio declarou que “foi discutido até agora a disposição das partes de participar do diálogo. Qualquer prazo só pode ser fechado a partir da reunião desta sexta-feira (06) com o Ministério Público”, esclareceu.

Segundo o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, “o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) está acompanhando todo o processo e levará o debate para o seu pleno para apreciação de todos os Conselheiros. Sabemos da responsabilidade dos empreendedores do Consórcio Novo Recife e da legitimidade do Movimento Ocupe Estelita. Esperamos que essa negociação, promovida pela Prefeitura do Recife, seja bem sucedida e consiga atender às demandas de todos os cidadãos. Talvez esse seja esse o maior desafio”, ponderou José Mário.

Participaram da reunião com o prefeito Geraldo Julio em seu gabinete o presidente do Conselho Regional de Engenharia (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, os representantes do Consórcio Novo Recife Lúcio Souto (Queiroz Galvão), Gustavo Coutinho (Ara Empreendimentos e GL Empreendimentos), e Eduardo Moura (Moura Dubeux Engenharia), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Pedro Henrique Marinho, representante do Centro Dom Helder Câmara de Estudo e Ação Social (Cendhec), Alexandre Pacheco, do Fórum de Reforma Urbana Pergentina Vilarim, do Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB), Leonardo Aguiar, Nádia Granja, Vitória Régia, do Observatório do Recife Maria Amélia, o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sílvio Romero Marques, a procuradora da Prefeitura do Recife Eugênia Simões, além do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, e dos secretários Antônio Alexandre (Planejamento e Desenvolvimento Urbano), Cida Pedrosa (Meio Ambiente), Ricardo Correia (Assuntos Jurídicos), Jaime Asfora (Juventude), João Guilherme (Secretário Executivo de Projetos Especiais).

Na tarde desta sexta-feira (06/06), o presidente José Mário participa de mais uma reunião entre o Convênio Novo Recife, representantes do Ocupe Estelita e a Prefeitura do Recife com o Ministério Público para continuar o processo de negociação.

Antonio Alves
ASC/Crea-PE