Presidente do Crea-PE prestigia evento da Alepe em homenagem aos 120 anos da Escola de Engenharia

IMG_2622  O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, participou, na noite desta segunda-feira, 8, juntamente com o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, da Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), proposta pelo deputado Waldemar Borges (PSB), em comemoração aos 120 anos da Escola de Engenharia de Pernambuco. Na oportunidade, compuseram a mesa diretora o presidente Evandro Alencar, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, o deputado Estadual Lucas Ramos; o diretor do Centro de Geociências da UFPE, Alexandre Schuler o conselheiro do Crea-PE e professor da UFPE, Maurício Pina e João Campos, representando os alunos da instituição.

Primeira instituição de ensino de Engenharia nas regiões Norte e Nordeste e quarta do Brasil, a entidade passou a compor, em 1946, aIMG_2624 Universidade do Recife e, em 1965, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Hoje, Centro de Tecnologia e Geociências, a unidade acadêmica possui 5 mil estudantes de graduação e pós-graduação, concentrando o maior contingente de alunos da UFPE.

O deputado Lucas Ramos (PSB), presidiu a solenidade e destacou a importância da Escola para a formação de profissionais, principalmente, hoje, quando o Estado assiste a investimentos industriais de grande porte. “A qualificação é a alternativa para atrair investimentos em momentos de crise. Que os engenheiros formados continuem fazendo a diferença”, disse.

Ramos também leu mensagem de Waldemar Borges, que não pôde comparecer à solenidade. Borges se disse orgulhoso por homenagear a instituição. “Referência de gerações de profissionais, estou certo de que a Escola continuará sendo orgulho para a sociedade pernambucana durante anos”, escreveu.

O presidente da reunião entregou placa comemorativa ao diretor do Centro de Tecnologia e Geociências, Alexandre Schuler, e ao reitor da UFPE, Anísio Brasileiro. Este último, em discurso, destacou a relevância do conhecimento produzido na entidade não apenas para o desenvolvimento econômico, mas na conquista de direitos. “A Engenharia responde aos desafios de seu tempo, e sempre esteve imbuída da discussão da democracia”, comentou o reitor.

Comemorações

Durante todo o mês de junho serão realizadas diversas homenagens à instituição de ensino. A primeira delas aconteceu na data do aniversário da Instituição na quarta-feira, 3, na Câmara Municipal do Recife. Na noite desta terça-feira, 8, a comemoração foi na Sessão Solene na Alepe. Uma nova Sessão Solene será realizada, amanhã, 10, às 18h30, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no Recife. E no dia 15, às 10h, será a vez da Câmara dos Deputados homenagear a Escola de Engenharia em Sessão Solene, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.

As comemorações continuam durante a Semana de Engenharia, que acontece entre os dias 16 e 19, no Auditório Professor Newton da Silva Maia, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre os temas das palestras, os participantes poderão aprender sobre sistemas embarcados, instrumentação eletrônica e suas tecnologias, engenharia de tráfego e acidentes de trânsito, uso da engenharia para convivência com a seca, cidades sustentáveis, entre outros.

As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no Departamento de Engenharia Civil do CTG/UFPE, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. O prazo, iniciado nessa segunda-feira, segue até o próximo dia 16, limitando-se, no entanto, à capacidade do auditório (260 vagas).

Dilma Moura

ASC do Crea-PE