Primeiro Seminário entre Confea/CAU-BR sobre harmonização das atribuições profissionais

Confea Cau Pleno
Plenária e mesa diretora do Seminário Confea/Cau, com seus respectivos representantes.

Aconteceu entre os dias 24 e 25 de julho de 2014, no Hotel Nacional em Brasília, o Seminário de Harmonização das Atribuições Profissionais Confea/Cau-BR. O seminário debateu sobre os sombreamentos entre as duas áreas profissionais. A ideia do seminário foi sugerido pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, em Reunião do Colégio de Presidentes dos Creas, ocorrida no mês de outubro de 2013 em Minas Gerais, a qual foi apreciada e aprovada através da Decisão PL Nº: PL-2102/2013, garantindo a realização do encontro.

A abertura oficial dos trabalhos ocorreu pela manhã do dia 24, com a mesa diretora formada por representantes dos respectivos conselhos profissionais, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau-BR), Haroldo Pinheiro,  do Presidente do CREA-RJ, Eng. Agr. Agostinho Guerreiro, representando os presidentes dos CREAS presentes, do Coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Fiscalização Profissional, José Augusto Viana Neto, do coordenador do Fórum de Presidentes do CAU/BR, Raquelson Lins, da coordenadora do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo, Saidi Khatouni, e ainda da engenheira eletricista Ana Constantina Sarmento, representando o plenário do CONFEA, e do coordenador do CDEN, Gumercindo Ferreira da Silva.

seminário Confea CauO Seminário Confea/Cau contou com quatro mesas temáticas que debateram os seguintes assuntos; Exercício Profissional, Fiscalização, Ensino e Relações Interinstitucionais.

A importância do diálogo entre os dois conselhos para o engrandecimento do país também foi ressaltada pelo presidente do CONFEA. Para José Tadeu da Silva, que promoveu um pertinente resumo histórico sobre a constituição dos conselhos profissionais no país, as duas profissões integram o crescimento do país, ressaltando a importância da convivência harmoniosa entre os profissionais presentes ao Encontro.

“No final de 2011, com muitos conflitos, instalou-se o CAU. O fruto de nosso trabalho fará bem às pessoas. A característica dos nossos trabalhos são realizações de caráter social e humano. Nós nos aprimoramos para fazer o bem à sociedade e, principalmente, garantir qualidade de vida melhor para todos e o desenvolvimento e progresso do Brasil. Nenhum país cresce se não for através da ciência, da tecnologia e da inovação, ou seja, por meio de nossos profissionais”. Afirmou José Tadeu.

O presidente do CAU, Haroldo Pinheiro, considerou o Seminário “o primeiro passo para que possamos atender à sociedade de braços dados como acontece nos laboratórios e nos canteiros de obras. Tenho muito entusiasmo por este encontro, almejado há muito tempo junto ao presidente José Tadeu”. Declarou Haroldo Pinheiro.

Em relação aos conflitos hoje existentes entre os dois Conselhos, José Tadeu da Silva ressaltou que questões de sombreamento podem ser definidas por resoluções conjuntas, conforme estabelece a legislação. ”Inteligentes como somos, vamos equacionar tudo isso aí. Para a sociedade, não interessa se ela vai ser trabalhada pelo Cau ou pelo Confea, ela quer um bom trabalho”.

Presidente 2
O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, falando sobre a importância do Seminário Confea/Cau e a necessidade de harmonização entre as profissões.

Segundo José Mário Cavalcanti “Essa necessidade de conversa é imperiosa, não apenas pelas responsabilidades de cada profissão, mas pelas demandas da sociedade que nos obrigam a trabalhar de forma conjunta e complementar”, destacou o Presidente do CREA-PE.

Antonio Alves

ASC/Crea-PE