Crea-PE

Programa Engenheirar Podcast estreia nesta terça-feira (1) com o tema “A importância e os desafios da qualificação profissional na engenharia”

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, é um dos convidados do evento realizado pelo do Instituto Engenheiro Joaquim Correia, que vai ao ar às 19h, no canal do IEJC, no YouTube

A engenharia pernambucana ganha mais um canal de comunicação: o Engenheirar Podcast, programa que vai debater os temas mais relevantes da profissão no Estado e no Brasil. A iniciativa é de responsabilidade do Instituto Engenheiro Joaquim Correia. A edição de estreia acontece nesta terça-feira (1), às 19h, com o tema “A importância e os desafios da qualificação profissional na engenharia”. O primeiro programa terá como convidado o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Terá também a participação de Tibério Andrade, presidente do Conselho do IEJC e Angelo Just, vice-presidente do Conselho do IEJC.

O programa vai ao ar pelo canal do Instituto no YouTube. A condução da apresentação será feita pelo engenheiro Aluízio Caldas, da Chesf. O tema quer jogar luz sobre a carência no mercado de profissionais qualificados para assumir posições de liderança em atividades chave dentro dos processos da construção civil. Os convidados trarão sua visão sobre essa questão e discutirão as oportunidades que o IEJC pode oferecer para suprir essas carências.

O instituto foi lançado em dezembro passado. Surgiu com instituto de qualificar profissionais, desenvolvendo habilidades e competências essenciais para atender às principais demandas do mercado da construção civil. Para isso, conta com um corpo técnico de especialistas com larga experiência prática, oferecendo cursos que cobrem os principais aspectos relacionados ao desenvolvimento da engenharia e à inovação.

Na visão do IEJC, por trás dos números, cálculos e processos da construção civil, existe algo que vai muito além da técnica. Existe a crença no ser humano e no bem comum, no trabalho coletivo, na força da engenharia para transformar sonhos em realidade. E foi desse sonho que nasceu o Instituto: compartilhar conhecimento e disseminar as melhores práticas e soluções de engenharia visando aperfeiçoar e desenvolver a capacidade técnica dos profissionais que atuam na construção civil.

Para isso, o IEJC aposta num grupo seleto de mestres, doutores e profissionais especialistas em diversas áreas da engenharia, para atuar de forma integrada, na condução de vários cursos e treinamentos de engenharia aplicada. Tem ainda no portfólio a execução de pesquisas, desenvolvimento e inovações que possam contribuir para a melhoria da qualidade e produtividade na construção civil.

HISTÓRIA
Joaquim Correia Xavier de Andrade Filho foi o primeiro engenheiro da família. Filho de Joaquim Correia Xavier de Andrade e Zulmira Azevedo Correia de Andrade, foi o sétimo rebento do casal e nasceu em novembro de 1934, no Engenho Jundiá, em Vicência, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia da UFPE em 1959, além de atuar como consultor e empresário, foi professor da Universidade Federal de Pernambuco, onde permaneceu na docência por 45 anos.

Pular para o conteúdo