Crea-PE

Banda Electric Pulse toca Pink Floyd no Sextou no Crea com ART desta sexta-feira (4)

Programa vai ao ar a partir das 19h, na TV Crea-PE, no YouTube, e marca a volta das apresentações do grupo desde o início da pandemia

Sexta-feira (4) será a primeira apresentação da Banda Electric Pulse desde dezembro de 2019, quando começou a pandemia do Novo Coronavírus. A volta será no Sextou no Crea com ART. Para quem gosta de rock, será a melhor pedida da noite. Se for fã de Pink Floyd, então, é perfeito. Há 16 anos na estrada, a banda é cover do grupo britânico.

Formada pelos engenheiros eletricistas Apolônio Melo (contrabaixo e vocal) e Emílio Honório de Melo (guitarra e vocal), além do médico Ricardo Rodrigues (tecladista e vocal) e do professor de inglês Diego Coutinho (baterista e vocal), a Eletric Pulse programa sua retomada nas apresentações na noite pernambucana. A formação original da banda contava com três engenheiros eletricista e um estudante de engenharia elétrica. Do grupo inicial, apenas os primos Apolônio e Emílio permanecem.

O engraçado da história é que eles só descobriram o parentesco quando começaram a tocar juntos. Antes de se conhecerem, Emílio morava em Campina Grande (PB). O sobrenome dele chamou a atenção de Apolônio por ser o mesmo do seu pai. Foram investigar e descobriram-se primos.

Outra curiosidade da banda é que a ideia original da sua criação era tocar com os amigos em festas, apresentações, sem a menor intenção de ser cover da Pink Floyd. Quando os amigos se juntaram para formar o grupo, Apolônio Melo pediu que cada um selecionasse cinco músicas que mais gostavam para compor o repertório. O baterista da época, fã de Pink Floyd, escolheu as cinco músicas do grupo britânico. A seleção caiu na graça dos amigos e assim nascia o perfil da Eletric Pulse.

O interessante é que eles assumiram tanto esse perfil de cover de Pink Floyd que um dos diferenciais deles é comprar os instrumentos idênticos ao grupo original. Tanto é que Emílio encomendou e comprou um pedal de guitarra no mesmo local que foi feito para o guitarrista britânico David Jon Gilmour, também sob encomenda para a banda famosa. O equipamento veio de Londres direto para o Recife.

A experiência de Apolônio Melo com bandas vem desde antes da Eletric Pulse. Foi estimulado desde cedo pelos pais a gostar de música . A mãe o matriculou em aulas de acordeon aos 4 anos. Depois de tentar tocar o instrumento, preferiu seguir os passos do pai e optou por aprender a tocar violão. Chegou a estudar contrabaixo no Conservatório Pernambucano de Música. Já aos 10 montou a primeira banda, com um primo e dois amigos. De lá para cá, nunca mais deixou de participar de bandas.

E foi a música que o levou para a engenharia elétrica. A curiosidade sobre o funcionamento dos equipamentos eletrônicos o estimulou a investir no curso. Ele lembra do primeiro amplificador que teve acesso. Ficou tão encantado que resolveu desmontar para entender como funcionava. “Montei depois, mas não deu muito certo”, recorda o contrabaixista, divertindo-se com perrengue.

A referência da engenharia na vida do músico passa pelo nome da banda. “O Electric veio da nossa ligação com a engenharia elétrica e o Pulse em homenagem ao álbum do Pink Floyd”, explica Melo. Ele adianta que a banda também aposta num diferencial nas suas apresentações, com jogo de luz, laser. “Quem vai a um show precisa também de um espetáculo visual”, justifica o engenheiro, destacando que a banda já está com a agenda aberta para shows e apresentações.

O show da Banda Electric Pulse será transmitido a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube, com a apresentação da jornalista Danielle Ferro. No novo formato do Sextou, os programas são realizados no estúdio Cine TV Nordeste.

O novo formato tem também um viés socioeducativo, com a coleta de livros doados. Um mecanismo de incentivo à leitura. O projeto está arrecadando publicações de todos e quaisquer temas para doações a instituições públicas, como bibliotecas e escolas.

Os livros podem ser deixados na sede do Crea-PE, na Avenida Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro, Recife. Também podem ser entregues nas inspetorias do Crea, durante o horário de atendimento.

Após a arrecadação dos livros, serão definidos os locais que vão receber as publicações. O Crea-PE fará a entrega e informará a destinação dos livros. Não deixe de contribuir. Conhecimento é melhor quando é partilhado.

O Sextou é um espaço criado pelo Crea para apresentar talentos de profissionais das engenharias, agronomia e geociências nas áreas artísticas, seja no cinema, música, teatro, literatura ou artes plásticas.

O espaço é aberto para os profissionais do Sistema. Os engenheiros, engenheiras, agrônomos, agrônomas e geocientistas interessados em participar do programa, basta entrar em contato pelo telefone (81) 9 8759.1084, que também é WhatsApp.

Pular para o conteúdo