Crea-PE

Projeto de estagiário do Crea-PE fica entre os 20 melhores em desafio internacional

Vinícius Alves de Novaes Pires, de 25 anos, nem terminou a faculdade, mas já conquistou um prêmio internacional para aprimorar o currículo: o estudante do último período de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na UFPE e estagiário do Crea-PE, inscreveu um projeto no “Future Infrastructure Star Challenge”, promovido pela Bentley Institute, e ficou entre as 20 melhores posições. O graduando, que disputou inclusive com alunos doutorandos e PhDs, é o único brasileiro da lista.

O “Future Infrastructure Star Challenge”, Desafio Estrela da Infraestrutura do Futuro, em livre tradução, é uma iniciativa da Bentley Institute que busca incentivar a inovação promovida pelos jovens do mundo todo e premiar as melhores ideias trazidas para o campo da infraestrutura.

Para participar do desafio, Vinícius, que está no último período do curso, inscreveu um projeto baseado em seu TCC, intitulado “Usabilidade de veículos aéreos não tripulados para mapeamento de telhados com a finalidade de captação de água de chuva”. A iniciativa consiste no uso de drones para mapear a quantidade total de telhados e identificar as residências de área de risco que possuem maior ou menor capacidade de captação de água. Com esses dados levantados, o órgão responsável pode formular políticas públicas voltadas para a prevenção.

O estudante acredita que sua boa colocação é resultado de um projeto de baixo custo capaz de impactar a comunidade. “Eu via muitas reportagens de moradores se queixando de falta de água em casa. Aí pensei em como eu poderia criar alguma coisa para captar água que pudesse suprir as necessidades da comunidade e que fosse viável economicamente. Então, como eu fiz Saneamento pelo IFPE, eu já gostava muito da parte de recursos hídricos e já tinha em mente alguma coisa com captação de água de chuva”, diz.

O jovem fala que aliou os conceitos de recursos hídricos com a engenharia cartográfica, utilizando técnicas de fotogrametria e sensoriamento remoto através de drones. De acordo com o jovem, mapear uma região com voo de avião tem um custo muito alto. Via satélite, apesar de mais barato, a resolução não é tão aprimorada. Com o drone, por outro lado, a captação é muito boa, sendo possível enxergar espaços de até três centímetros. Com isso, é possível identificar se a casa tem calha ou caixa d’água, por exemplo, e identificar o quanto de água pode ser escoada para barreiras, evitando deslizamentos ao agir preventivamente..

“Fico muito feliz pelo reconhecimento do meu curso, que muitos não conhecem e é pouco valorizado. Muitos não sabem como a cartografia é tão importante para o início de um projeto de engenharia. Eu espero que, mostrando esse projeto a prefeituras, a gente consiga firmar parcerias para realizar o mapeamento das cidades. E não só para captação das chuvas, pois as possibilidades são muitas, como identificar focos de dengue, se há problemas nas vias, etc”, conta Vinícius.

Na manhã desta quinta-feira (5), o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu o jovem para parabenizá-lo. “A gente fica muito feliz por testemunhar um jovem talento sendo reconhecido internacionalmente. É motivo de orgulho para o Crea-PE ter em seu quadro um jovem tão criativo e dedicado no campo da Engenharia. Que ele alce voos cada vez mais altos”, afirmou o presidente do Crea-PE.

 

Pular para o conteúdo