Crea-PE

“Reaparecimento de manchas de óleo no litoral de Pernambuco” é o tema do Crea Convida desta terça-feira (25)

Programa será transmitido ao vivo, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube. Depois da apresentação dos palestrantes, será aberto um espaço para interação com os participantes da live

As manchas de óleo que apareceram no litoral pernambucano no início de outubro trouxeram lembranças e preocupações que remontam ao derramamento de óleo que, em 2019, atingiu mais de mil pontos do litoral do Nordeste e estados do Sudeste. A contaminação foi classificada como o maior desastre ambiental do litoral brasileiro. O novo incidente já está sendo investigado.

Segundo o Instituto Bioma Brasil, já houve registro do surgimento de manchas em cinco municípios do Estado. O Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Marinha e a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco foram acionadas e já recolheram amostras do óleo.

Acidentes como estes, que ameaçam o meio ambiente, a sustentabilidade do litoral e atinge a economia do Estado, precisam ser discutidos em busca de formas de evitá-los. Na pauta do Crea Convida desta terça-feira (25), o tema: Reaparecimento de manchas de óleo no litoral de Pernambuco.

Como palestrantes, o programa conta com a presença de Andrea Olinto, arquiteta urbanista, especialista em Gestão de Zona Costeira pela Universidade de Bournemouth (UK) e gerente da Política Costeira da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Silvana Valdevino, bióloga, mestra em Gestão Ambiental e diretora de Fiscalização Ambiental na Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); e Lisania Pedrosa, engenheira química e de segurança, analista ambiental e chefe da Divisão Técnica Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A coordenação de um plano de contingenciamento de acidentes como o de 2019 é de responsabilidade do Governo Federal. Como não houve uma ação neste sentido, o Governo de Pernambuco assumiu a coordenação, acionando a Marinha e entidades ligadas ao meio ambiente. “Esse óleo de agora não tem relação com o de 2019. É diferente e uma avaliação inicial da Marinha aponta que o óleo já está há mais tempo no oceano”, observa Andrea Olinto.

Ela participou da força-tarefa de 2019, para limpar as praias do litoral pernambucano. “Contamos com a força da sociedade civil e inúmeras entidades. Acabaram as luvas, usamos sacos usados na indústria sucroalcooleira para acondicionar o óleo porque eram mais resistentes, as redes do Ibama para retirar o óleo”, recorda Andrea Olinto.

Um aprendizado a duras penas foi o resultado da experiência com o desastre ambiental de 2019. Como forma de prevenir e, principalmente, minimizar os efeitos em caso de possíveis vazamentos, é necessário aplicar diretrizes eficientes. Alguns dos caminhos a serem seguidos estarão na pauta do encontro desta terça-feira.

O Crea Convida será transmitido ao vivo, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube. Depois da apresentação dos palestrantes, será aberto um espaço para interação com os participantes da live. Será possível fazer comentários e perguntas sobre o tema pelo chat do canal do Crea-PE.

Pular para o conteúdo