Crea-PE apoia movimento de catadores de materiais recicláveis

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Adriano Lucena, recebeu, na manhã desta sexta-feira (21), representantes do movimento de catadores de materiais recicláveis. Eles foram entregar ao Conselho a Carta dos Integrantes do Movimento Eu Sou Catador, elaborada no 1º Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, realizado no dia 30 de maio último, no Recife. O documento contém 23 itens considerados pelos catadores fundamentais para a execução do seu trabalho e do acesso a condições dignas de vida.

A carta foi entregue pelo presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (RJ) e diretor-presidente da 3Rs Consultoria, Sebastião Santos, e pela advogada e consultora ambiental, integrante do Programa Mulher do Crea-PE, Jaciara Marques. O encontro teve a participação da 2ª vice-presidente do Crea-PE, Giani Camara, e do assessor da presidência do Conselho, Bertrand Alencar.

Durante a reunião, Tião Santos, como é conhecido, falou um pouco da sua história de vida, passando pela infância pobre, catando materiais recicláveis, até o momento em que, após colaborar com o trabalho do artista plástico Vik Muniz, participou como protagonista do documentário indicado ao Oscar, Lixo Extraordinário. A visibilidade obtida com a obra lhe rendeu a oportunidade de viajar por mais de trinta países e também o colocou em uma posição mais favorável para militar pela causa dos catadores.

Sobre o documento, o presidente Adriano Lucena declarou apoio à causa, destacando as iniciativas do Crea-PE no sentido de promover a conservação ambiental e a sustentabilidade do planeta. Ele citou como exemplo a disponibilização nas instalações do Conselho de coletores para descarte do lixo, do óleo de cozinha e de componentes eletrônicos.

Adriano Lucena ressaltou também que os projetos de construção das sedes próprias das inspetorias regionais do Conselho nas cidades de Salgueiro e de Afogados da Ingazeira serão feitos em sintonia com as diretrizes apontadas pelos dispositivos legais que tratam do assunto.