Regulamento e programação oficiais do Contecc são aprovados em Plenária Extraordinária do Conselho Federal

Interação entre Instituição de Ensino, empresa e Sistema Confea/Crea, o programa Ciências Sem Fronteiras e outras ações de incentivos a docentes e técnicos, além da flexibilização e inserção de novas modalidades no Sistema Confea/Crea: a programação oficial da primeira edição do Contecc – Congresso Técnico e Científico do Sistema Confea/Crea foi aprovada pelos conselheiros federais de Engenharia e Agronomia na manhã desta quarta-feira (14), durante Sessão Plenária Extraordinária do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

gt_contecc_3Na ocasião, o coordenador da Comissão da Articulação Institucional do Sistema (Cais), conselheiro federal Marcelo Morais, explicou que a programação do Congresso foi elaborada aliada aos temas da 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). O Contecc será realizado dentro da programação da Semana.

O regulamento para apresentação de trabalhos também foi aprovado nesta Sessão. De acordo com o documento, cada congressista pode submeter até três trabalhos. Todos os trabalhos aprovados e selecionados serão apresentados. 21 vencedores serão apresentados de forma oral e os outros aprovados estarão disponíveis durante o Congresso em forma de pôsteres. Os apresentadores receberão certificado de apresentação, além do certificado de participação da Soea. Os 21 melhores trabalhos receberão também certificado de honra ao mérito.

Outro item relacionado ao Contecc aprovado pelos conselheiros federais foi a participação de um membro do GT Contecc nas reuniões da Comissão Organizadora da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (ConSoea). “Essa participação é fundamental para manter a qualidade da organização do evento”, defendeu o conselheiro Marcelo Morais, coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais).

Antecedendo a Sessão Plenária Extraordinária, o GT Contecc se reuniu, no início da semana, em Fortaleza, quando trataram do regulamento e da página do Contecc dentro do site da Soea. Na ocasião, os integrantes do GT divulgaram o Contecc a cerca de 20 entidades de pesquisa e instituições de ensino do Ceará. A 72ª Soea será realizada em Fortaleza, em 2015, quando se pretende promover a segunda edição do Contecc.

A primeira edição do Contecc acontecerá de 11 a 15 de agosto, durante a programação da 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, e, portanto, está alinhada à temática da Semana: Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional. Além de fomentar no Sistema espaço de difusão e debate permanente da inovação e dos temas relevantes para a área tecnológica, a partir dos conhecimentos técnico, científicos e empresariais. Nas palavras do conselheiro federal que está à frente do Grupo de Trabalho que organiza o Congresso, José Geraldo Baracuhy, a proposta do Contecc é “dar vazão à demanda criativa da área técnica sem desvalorizar a área acadêmica”.

[box type=”note” ]Saiba como inscrever seu trabalho[/box]

Equipe de Comunicação do Conselho Federal