Crea-PE

Representantes do Crea-PE participam de ciclo de debates sobre Mobilidade Urbana promovido pela PCR

!cid_FDD0729F-91B4-470C-93DE-605D85EA5FA9O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), esteve representado no ciclo de debates do Recife Planeja, realizado na tarde da quinta-feira (11), pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), pelo diretor financeiro, Sílvio Porfírio de Sá, pelo conselheiro Francisco Araújo e pelo assessor de Assuntos Institucionais Cristiano Silva. O tema debatido foi ‘Mobilidade urbana: novos paradigmas’, primeiro de uma série de outros 10 assuntos que devem ser discutidos até o início do próximo ano. Para o encontro foram convidados três especialistas da área de mobilidade, dentre os quais, o conselheiro do Crea-PE Maurício Pina, representando a Secretaria das Cidades, e cerca de 150 pessoas se inscreveram para participar do debate.

O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura do Recife e a programação faz parte das comemorações do centenário de Pelópidas Silveira (1915/2015). O próximo tema do Recife Planeja será ‘Pensando a metrópole’, que deve acontecer no mês que vem, com data ainda a ser definida pela organização.

Através do Recife Planeja, a gestão municipal deu o primeiro passo concreto, contando com a participação da sociedade, para a construção do Plano de Mobilidade do Recife. “Envolver a sociedade nessa discussão é vital para todo o processo. Esse é mais um canal de articulação junto à população que a prefeitura abre e a mobilidade é um tema que toca a vida de todos nós. Nossa previsão é concluir o plano de mobilidade da capital até o final do primeiro semestre do próximo ano”, explicou João Domingos, presidente do ICPS. O instituto está ligado à Secretaria de Planejamento Urbano do Recife e é o órgão responsável pelos estudos e planejamentos urbanos da cidade.

O planejamento de médio e longo prazos é uma importante vertente que estabelece o crescimento da cidade de maneira sustentável. “Planejar significa estabelecer um compromisso diferenciado que buscamos ter com a nossa cidade e com a qualidade de vida, a partir da reflexão do tipo de cidade que queremos ter”, pontuou João Domingos. As contribuições feitas ao logo das palestras e debates serão somadas ao trabalho que começa a ser realizado pelo Instituto.

À tarde foram trabalhados os seguintes assuntos: a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Planejamento da Mobilidade não Motorizada e Indicadores de Qualidade da Mobilidade Urbana. Para conduzir cada um deles foram convidados os especialistas Cesar Cavalcanti, Fernando Jordão e Maurício Pina. Caube ao secretário executivo de Planejamento Territorial do ICPS, Sideney Schreiner, fechar o ciclo de debates falando sobre Estratégias de Desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana do Recife.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE

 

Pular para o conteúdo