Crea-PE

Reunião do Comitê Tecnológico Permanente debate seminário sobre o Metrô Recife 

Encontro no formato online reuniu os integrantes do CTP nesta sexta (16) 

 

O seminário sobre o Metrô do Recife, que será realizado pelo Crea-PE, foi o tema central da terceira reunião ordinária do Comitê Tecnológico (CTP). O CTP está formatando o evento, que pretende apresentar a situação atual, desafios, soluções e perspectivas de ampliação do Metrorec. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (16), no formato online. Os integrantes do Comitê deram suas contribuições sobre a temática, a abordagem e os palestrantes do evento.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que coordena o CTP, fez uma análise histórica do Metrô Recife, reforçando a importância do seminário. Explicou que o evento tem como propósito mostrar à sociedade que o metrô é um modelo de transporte essencial para a população da Região Metropolitana do Recife. “É de fundamental importância sua recuperação e ampliação”, ressaltou Adriano Lucena.

O grupo que participou da visita técnica ao Metrô, no último dia 8, abordou a situação das estações Joana Bezerra e Coqueiral e do Centro de Manutenção, em Cavaleiro. Para a engenheira civil Fernandha Batista, coordenadora-adjunta do CTP, é preocupante o impacto que a situação do Metrorec pode causar à população carente usuária do transporte.

Já o engenheiro civil Laedson Bezerra chamou atenção para a necessidade urgente de recuperação dos trens, para permitir a sobrevivência do Metrô Recife. Na mesma linha, o também engenheiro civil Maurício Pina, destacou que o quadro é muito grave e se nada for feito, em três anos o Metrorec deixa de operar a linha Sul (Centro-Cajueiro Seco).

Pular para o conteúdo