Segundo dia do Curso de Gestão da Qualidade, em Petrolina, teve destaque para a construção civil

Iniciativa aconteceu neste sábado (01) e domingo (02), na Inspetoria de Petrolina, de forma gratuita para os profissionais registrados no Crea-PE, com certificado de participação

O segundo e último dia do Curso de Gestão da Qualidade, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em Petrolina, contou com os dois módulos finais das aulas, neste domingo (02). O consultor e professor, o engenheiro civil Osmundo Rodrigues, finalizou a parte de gestão, conteúdo os dois módulos anteriores, apresentados no sábado (01) aos profissionais.

O curso está dentro do Programa Crea Qualifica, que prevê uma qualificação continuada para seus profissionais, capacitando para as demandas do mercado de trabalho. A iniciativa é gratuita para todos os profissionais registrados no Crea-PE, com certificação de participação ao final das aulas.

“A atual gestão vem promovendo, cada vez mais, integração entre o Conselho e os profissionais. Este curso em Petrolina brinda toda essa integração que está sendo feita com os cursos do Crea Qualifica. O tema Gestão da Qualidade é importantíssimo porque treina o profissional e aprimora ainda mais a relação empresa e profissional”, avaliou o inspetor secretário da Inspetoria Regional de Petrolina, José Carlos Matos Júnior.

No conteúdo deste domingo, o foco foi mais direcionado para a Engenharia Civil, conforme adiantou Osmundo Rodrigues. Foi apresentado aos participantes a certificação PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). “Uma certificação que segue as normas da ISO, só que ela é exclusivamente para construção civil”, explicou o consultor.

A exigência crescente do mercado e o aumento da competitividade tornam cada vez mais importante a implantação de programas de qualidade e produtividade no setor da construção civil. Investir nestas qualificações é apostar em oportunidades no mercado de trabalho.

A certificação PBQP-H tem como proposta organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade e da modernização produtiva, gerando um ambiente de isonomia competitiva. Para isso, o Programa conta com a participação ativa dos segmentos da cadeia produtiva, agregando esforços na busca de soluções com maior qualidade e menor custo para redução do déficit habitacional no País.

O fim de semana foi intenso para qualificação de profissionais do Crea-PE, com cursos em Garanhuns, sobre Licenciamento Ambiental; em Santa Cruz do Capibaribe, sobre Inspeções de Obras com Drone, além do de Petrolina. O uso drone é um dos cursos mais pedidos pelos profissionais, conforme já informou o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni.

Segundo o superintendente, o Crea-PE buscou junto às universidades suporte técnico para realizar estes cursos que envolvam drones. Foram montadas quatro qualificações com o uso do equipamento: agricultura de precisão, monitoramento de barragens, inspeção de obras e mapeamento. Estas qualificações estão sempre as mais disputadas. No cronograma do Crea Qualifica, mais cursos serão realizados em diversas cidades do interior do Estado. Então, fique ligado para não perder a oportunidade.