Petrolina sediou curso de Gestão da Qualidade neste sábado (01) e domingo (02)

Confira como foi o primeiro dia da qualificação ministrada pelo consultor, professor e engenheiro civil Osmundo Rodrigues

Quando se fala de qualidade referindo-se a um processo, a tendência é pensar em excelência. Um procedimento feito com cuidado. E o conceito quando aplicado à gestão, tem uma repercussão maior. Para entender mais o assunto e aprender sobre Gestão da Qualidade, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) está realizando neste sábado (01) e domingo (02) um curso gratuito para seus profissionais, na sede da Inspetoria Regional de Petrolina, no Sertão pernambucano.

No primeiro dia do curso, o professor que ministra o curso, o engenheiro civil e consultor, Osmundo Rodrigues, explicou que qualificação será dividida em quatro módulos, sendo os dois primeiros apresentados neste sábado e os dois últimos no domingo. “Numa conversa com o presidente (do Crea-PE), Adriano Lucena, ele entendeu a importância da gestão da qualidade dentro das engenharias”, observou Rodrigues.

O entendimento corroborou com a solicitação dos próprios profissionais na realização de um curso sobre este tema. Só para entender a demanda, foram inscritos e confirmados 50 profissionais, sendo a grande maioria de Petrolina, mas com a presença de inscritos de Juazeiro (BA) e Casa Nova (BA).

O superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, deu as boas-vindas aos profissionais na abertura do curso. Aproveitar para apresentar algumas iniciativas realizadas pelo Conselho pernambucano, inclusive o ingresso na realização de cursos de capacitação continuada. “Em 2021 iniciamos o Crea Desenvolve, que consiste em buscar soluções para problemas locais com a participação dos atores locais. Nestes encontros, percebemos a necessidade de uma qualificação mais direcionada para o mercado de trabalho”, ressaltou Christianni.

Os cursos buscam atender exatamente a demanda dos profissionais. Eles estão sendo realizados dentro do Programa Crea Qualifica, são gratuitos para os profissionais registrados no Crea Pernambuco e conferem certificado de participação.

A gestão da qualidade na Engenharia, Agronomia e Geociências é uma atividade que permite a padronização de processos e serviços. Aliando a produtividade da equipe, à segurança dos colaboradores envolvidos, uso sadio dos recursos e controle de qualidade. Garantindo assim a qualidade dos projetos e a lucratividade da empresa.

Ainda no primeiro dia, foram sorteados capacetes e camisas do Conselho para os profissionais presentes no curso. As entregas dos brindes contaram com a presença do inspetor secretário da Inspetoria de Petrolina, José Carlos Matos Júnior.

Osmundo Rodrigues avisou aos alunos que o curso seria muito mais prático que teórico. Numa atividade, dividiu a turma em equipe, onde representariam uma empresa. Decidiriam quais as diretrizes de gestão de qualidade de cada uma e apresentariam à classe, mostrando o que tinham aprendido no curso.

As aulas seguem neste domingo (02), das 8h às 13h, com pausa de uma horar para o almoço, e retornam às 14h até 17h. É terceiro curso realizado em Petrolina, dentro do Crea Qualifica. O primeiro foi de Introdução à ferramenta BIM (Building Information Modeling) e o segundo foi o de monitoramento de barragens com drone.