Sistema Confea/Crea e Mútua realizará eleições em 1º de outubro

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), retoma as ações para o processo eleitoral do Sistema. A continuidade foi deliberada pela Comissão Federal Eleitoral (CEF) e aprovada pelo plenário do Confea, na sexta-feira, 24.07, sendo publicada no site da entidade nesta segunda feira, 27.07. Desta forma os demais Creas do País também ficam autorizados a dar continuidade aos seus processos eleitorais. Em todos os estados da federação e no Distrito Federal, os profissionais elegerão o presidente do Confea, dos Creas e diretores geral e administrativo da Caixa de Assistência dos profissionais do Crea (Mútua-PE).

De acordo com deliberação da CEF acatada pelo plenário do federal, o pleito será realizado no dia 1º de outubro de 2020. Na nova data, o horário permanece das 8h às 19h, com a observância dos cuidados que devem ser tomados por todos participantes para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Inicialmente, o processo estava previsto para acontecer em 3 de junho e posteriormente tinha sido adiado para 15 de julho, quando foi suspenso por ordem judicial.

De acordo com o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar a decisão chega num momento em que a disseminação da Covid-19 no estado se mostra menos agressiva. Mas, independentemente disso, defendeu que desde sempre o Conselho Pernambucano tomou todas as providências necessárias ao cumprimento das regras de segurança determinadas pelas autoridades e órgãos de saúde pública. “Estamos confiantes de que o adiamento para outubro possibilite uma eleição com a participação maciça dos nossos profissionais”, concluiu.

Conforme a decisão plenária, a campanha eleitoral continua permitida a todos, desde 7 de março até a data do processo de votação. As desincompatibilizações já efetivadas serão automaticamente prorrogadas, independente de solicitação do interessado.

Nos estados da Bahia, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins os profissionais elegerão, ainda, conselheiros federais representantes das modalidades de Industrial (BA), Engenharia Elétrica (MA), Agronomia (PR e RS) e Engenharia Civil (TO).

Confira também matéria do Confea: https://www.confea.org.br/eleicoes-do-sistema-confeacrea-e-mutua-serao-em-1o-de-outubro

AçãoData prevista anteriormenteNova data aprovada
Data-limite para quitação de eventuais débitos pelos profissionais para que possam votar15/6/20201/9/2020
Votação15/7/20201/10/2020