Terça no Crea faz retrospectiva dos primeiros RAA no Recife

O Terça no Crea do próximo dia 11.08, terá como palestrante o engenheiro civil Tibério Andrade que falará sobre “Reação álcali-agregado: Retrospectiva após 15 anos do diagnóstico dos primeiros casos na cidade de Recife”. O presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, será mediador do evento que tem início as 19h, no canal do Conselho no Instagram @creapernambuco.

Reação álcali-agregado (RAA) é um termo usado principalmente para se referir à reação que ocorre no concreto no estado endurecido em idades tardias entre álcalis(óxido de sódio ou óxido de potássio). Essa reação normalmente causa expansão pela formação de um gel expansivo (também chamado de gel de sílica/gel sílico-alcalino) que absorve água por osmose e se expande entre os poros do concreto, até que os espaços vazios terminem e leve a um aumento de tensão. Esse aumento nos esforços internos pode causar a fissuração, e perda de resistência do concreto. A RAA é dos fenômenos que mais interfere na durabilidade do concreto.

Palestrante Tibério Andrade é Engenheiro Civil e Dr. em Engenharia de Materiais pela UFPB. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco e sócio fundador da Tecomat.