Teresina é a capital da inovação tecnológica brasileira

Teresina, capital do Piauí, reunirá a partir desta terça-feira (12) as mais importantes lideranças da área tecnológica brasileira durante a 71ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Desde sábado, uma agenda intensa de atividades precedentes à Soea movimenta o Centro de Convenções Atlantic City. As atividades se estende até esta sexta-feira (15).

Serão mais de 3 mil participantes, entre profissionais, pesquisadores e estudantes, que terão à disposição, além de palestras, o que há de mais inovador nas produções acadêmicas brasileiras. Pela primeira vez na história da Semana, está sendo realizado o Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que apresentará mais de 500 trabalhos acadêmicos e técnicos ligados ao tema desta edição da Semana:  a inovação tecnológica para o desenvolvimento nacional.

Debates e apresentações reunirão as mais importantes autoridades nacionais e internacionais da área tecnológica. Haverá ainda o Fórum Jovem, que reunirá estudantes para debater o futuro das profissões e do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Mais uma vez, durante a exposição tecnológica ExpoSoea, os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) apresentarão em seus estandes, além de produções e cultura dos Estados, produtos, pesquisas ou serviço na área da inovação produzidas por empresas ou instituições de ensino. Para isso, os estandes dos Regionais tiveram sua área duplicada.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 71ª SOEA

Um dos destaques da programação na quarta-feira (13), às 9h, no auditório Master, será a palestra do engenheiro Uriel Cukierman, professor da faculdade de Engenharia da Universidade de Palermo, na Argentina, e membro do comitê executivo da Federação Internacional de Sociedades de Educação de Engenharia. Ele fará uma apresentação sobre a educação aberta, flexível e a distância aliada aos desafios e oportunidades na formação de engenheiros.

Outro destaque será a palestra sobre energia fotovoltaica no Brasil, ministrada por Hans Rauschmayer, que há mais de dez anos atua na área de energia solar térmica e fotovoltaica. O encontro será no Anexo 2, às 14h.

A programação do período vespertino, a partir das 14h, terá ainda o Fórum de Equidade de Gênero, reuniões de câmaras especializadas, entre outros.