Crea-PE

Um Projeto Para o Brasil, no Terça no Crea, trará informações sobre as alternativas usadas na matriz energética brasileira

Como manter a matriz energética limpa, econômica e segura? Serão questões debatidas sob a ótica dos especialistas que participarão de mais uma edição do projeto Um Projeto Para o Brasil, criado pelo Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE, transmitido, quinzenalmente, em edições especiais do Terça no Crea do dia (27.10), a partir das 19h, em formato webinar pelo canal do Conselho no youtube. A participação de convidados renomados e reconhecidos pelas contribuições nas diversas atividades técnicas que desempenham ou desempenharam nas áreas tecnológicas que compõe o Sistema Confea/Crea e Mútua, resultarão num documento com todas as sugestões que estão sendo fruto das discussões, aos órgãos a quem compete cada tema.

Para abordar questões relativas a matriz energética brasileira foram convidados como palestrantes o ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia, engenheiro eletricista Reive Barros dos Santos, o vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica Bonn/AL e presidente da Eólica Tecnologia Brasil, engenheiro mecânico Everaldo A.N. Feitosa e por fim, o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), engenheiro eletricista Fábio Lopes Alves. O moderador da agenda será José Carlos de Miranda Farias.

Matriz Energética Brasileira
Ao contrário da tendência mundial de uso de fontes não renováveis de energia, a matriz energética no Brasil é uma das mais renováveis do mundo industrializado.

Cerca de 43% da produção de energia no país provém de fontes renováveis, como hidráulica, biomassa (usada na produção de biocombustíveis), etanol (empregado na produção da cana-de-açúcar), além das energias eólica e solar. O uso dessas fontes renováveis de energia tem sido uma alternativa ao uso do petróleo na matriz energética brasileira.

O uso das usinas hidrelétricas para obtenção de energia representa 75% da geração elétrica no Brasil, que conta com 140 usinas operando na geração de energia.

Após as considerações dos palestrantes será aberto debate com o público, que poderá participar gratuitamente se inscrevendo no https://bit.ly/2HlpIOZ. Também serão emitidos certificados de participação aos inscritos que confirmarem suas presenças.

Pular para o conteúdo