12 de outubro, dia de comemorar o(a) engenheiro(a) agrônomo(a)

Profissão tem participação direta na geração de riquezas e alimentos para o País e o Crea-PE celebra a data com seus profissionais

O Brasil é um país onde o agronegócio tem uma participação de mais de 20% no PIB (somatório das riquezas do país) nacional. O setor absorve 1 de cada 3 trabalhadores brasileiros. Sem falar que o efeito transformador da revolução agrícola dos últimos 40 anos é certamente um dos fatos mais importantes da história econômica recente do Brasil e continua abrindo perspectivas para o desenvolvimento futuro do país.

Por trás destes números, a figura do engenheiro agrônomo, que tem seu dia celebrado hoje, 12 de outubro. A profissão vem numa crescente de chegada de novos engenheiros agrônomos. O aumento de profissionais pode estar atrelado ao crescimento da produção agrícola nacional.

O profissional, entre outras atividades, é responsável pelo planejamento e a supervisão do uso dos princípios e processos básicos da produção agrícola. Para isso, combina os conhecimentos de biologia, química, física e matemática aos estudos específicos sobre a planta, o solo e ao clima.

A engenharia agronômica foi regulamentada como profissão apenas no governo de Getúlio Vargas, em 12 de outubro de 1933, pelo decreto 23.196/1933. Com isso, foi possível implementar os Conselhos Federais e Regionais. Logo depois da regulamentação, foi criado o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura e os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura, o que permitiu a agregação dos engenheiros, incluindo os agrônomos.

No Brasil, a agronomia já era praticada de forma profissional desde o século 19. Em 1875, na Bahia, foi constituída a primeira escola de Agronomia no Brasil, na comunidade de São Bento das Lages. A segunda escola foi fundada em Pelotas, no Rio Grande do Sul, no ano de 1883.

Pela importância no desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil, o Crea-PE saúda os engenheiros agrônomos e as engenheiras agrônomas pelo seu dia! Eles são peça fundamental na construção do desenvolvimento de uma sociedade produtiva, inovadora e bem alimentada.