Crea na Comunidade e UPE debatem atuação do projeto em Santo Amaro

Colaboradores do Conselho representando o Projeto Crea na Comunidade estiveram na reitoria da UPE nesta segunda-feira (29) para apresentar resultados e definir a nova área contemplada pela iniciativa, desta vez no bairro de Santo Amaro. A ação busca garantir Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social pública, gratuita e de qualidade para as famílias que mais precisam. O projeto é realizado em parceria com o projeto de extensão da universidade Habite Melhor, coordenado pela professora Rafaela Cavalcanti, presente no encontro. Participaram ainda da reunião Stenio Cuentro, vice-presidente do Conselho; Ermes Costa, chefe de gabinete; Cláudio Braga, articulador social do Habite Melhor; e Pedro Falcão, reitor da UPE.

“O encontro de hoje foi maravilhoso, saímos muito felizes e animados. O reitor Pedro Falcão está sempre à disposição para ajudar e os técnicos do Crea são muito qualificados e disponíveis. São alguns dos elementos que faz o projeto ganhar força e notoriedade”, disse a professora Rafaela Cavalcanti.

A parceria entre Crea-PE e UPE estabelece a oferta de dez bolsas de estágio para estudantes de engenharia custeadas pelo Crea para atuação no projeto de extensão Habite Melhor. As ações estão inseridas no contexto da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) pública e gratuita para famílias de baixa renda no Recife, conforme lei federal nº 11.888/2008.

“O acordo de cooperação técnica saiu do papel e agora é uma realidade. Nós já temos ação em campo com os alunos da UPE e engenheiros do Crea no apoio, tomando decisões técnicas sobre as habitações. Já esta semana vamos ter conversas com possíveis parceiros doadores de recursos. É uma ação que está virando realidade para quem mais precisa”, contou Stenio Cuentro.

Os estudantes de engenharia envolvidos no projeto serão capacitados com treinamentos nas áreas de software BIM, gestão no canteiro de obras, gestão de pessoas e materiais alternativos de baixo custo. A parceria para o Projeto Crea Comunidade já foi firmada também com as prefeituras do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.

“Essa iniciativa vai ajudar muitas comunidades. Na reunião de hoje fomos ainda mais além. Vamos agregar a ao projeto outros parcerias extensionistas da universidade com nossos estudantes da área de saúde, em uma parceria para melhorar a vida das pessoas”, falou o reitor Pedro Falcão.

O Plano de Trabalho elaborado pela equipe técnica prevê ações nas comunidades do Alto José do Pinho, Campina do Barreto, Coqueiral, Vila Independência e do entorno da reitoria da UPE. As localidades contarão com a execução de assistência técnica por estudantes extensionistas da UPE supervisionados por professores e profissionais indicados pelas duas instituições. Os responsáveis pela operacionalização do acordo são a professora da UPE Rafaela Cavalcanti, e o engenheiro civil Stênio Cuentro, vice-presidente do Conselho.