Crea e UPE assinam parceria para ações do Projeto Crea na Comunidade, que leva engenharia pública para áreas carentes

Termo de cooperação técnica assinado por Adriano Lucena e o reitor Pedro Falcão nesta quarta-feira (13) vai beneficiar famílias de cinco comunidades recifenses

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, assinaram nesta quarta-feira (13) um termo de cooperação técnica para a promoção do Projeto Crea na Comunidade, que leva engenharia pública para áreas carentes. As ações estão inseridas no contexto da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) pública e gratuita para famílias de baixa renda no Recife.

O Plano de Trabalho elaborado pela equipe técnica prevê ações nas comunidades do Alto José do Pinho, Campina do Barreto, Coqueiral, Vila Independência e do entorno da reitoria da UPE. As localidades contarão com a execução de assistência técnica por estudantes extensionistas da UPE supervisionados por professores e profissionais indicados pelas duas instituições. Os responsáveis pela operacionalização do acordo serão a professora da UPE Rafaela Cavalcanti, e o engenheiro civil Stênio Cuentro, vice-presidente do Conselho.

Caberá ao Crea-PE o pagamento de bolsas de estágio para dez estudantes selecionados pela UPE e integrantes do projeto de extensão da universidade Habite Melhor – Assistência Técnica à Habitação. A iniciativa está inserida no contexto da lei federal nº  11.888/2008, que assegura às famílias que recebem até três salários mínimos assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

O acordo de cooperação prevê ainda a organização de palestras para a sociedade sobre educação cidadã, o papel da engenharia para diminuição das desigualdades, experiências em habitação popular, inovação e tecnologias construtivas a baixo custo, atuação da engenharia no mercado de baixa renda, direito à cidade e moradia digna.

Os estudantes de engenharia envolvidos no projeto serão capacitados com treinamentos nas áreas de software BIM, gestão no canteiro de obras, gestão de pessoas, materiais alternativos de baixo custo.

“A assinatura do convênio com o Crea-PE tem uma importância muito grande para a universidade. Através de um projeto de extensão vamos levar à sociedade a ação de nossos professores e estudantes. Na qualidade de reitor, fico muito feliz em ter assinado esta parceria na tarde de hoje”, disse Pedro Falcão.

Para Adriano Lucena, a cooperação entre Crea e a universidade vai permitir uma entrega mais qualificada à sociedade. “A UPE é uma instituição que há gerações presta um serviço de formação, mas acima de tudo de cidadania. Então o Crea-PE se sente motivado a se associar com essa instituição tão importante e entregar um produto melhor para as pessoas”, contou.

A parceria para o Projeto Crea Comunidade já foi firmada também com as prefeituras do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.