3º Seminário de Fiscalização mostra a importância da atuação do Crea junto à sociedade

Capacitação dos profissionais acontece desta segunda (24) até a próxima quarta (26) na sede do Conselho, no Recife, com palestras, debates e compartilhamento de experiências

A equipe de fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) teve um dia de troca de experiências, dicas, orientações e debates, nesta segunda-feira (24), no 3º Seminário de Fiscalização do Crea-PE 2022. O evento de capacitação do Conselho, que acontece no auditório do Crea, vai até a próxima quarta-feira (26), com palestras e visitas técnicas na programação.

Na abertura do evento, o presidente do Crea, Adriano Lucena, falou da importância da atuação dos fiscais e do Conselho junto à sociedade. Para ele, esse trabalho vai além da verificação de certidões e documentos técnicos.  “A atuação dos fiscais é importante para a sociedade, mas é fundamental também um trabalho preventivo, para que haja garantias de profissionais habilitados e obras bem feitas”, afirmou.

O superintendente Técnico do Crea, Nielsen Christianni, que apresentou a palestra “As ações Estratégicas de Fiscalização”, disse que os encontros têm levado conhecimento para que os fiscais possam fazer escolhas melhores dos passos a serem construídos no trabalho executado. O Crea realizou o 1º Seminário, em maio, no Recife, e o 2º no município de Gravatá. O 3º Seminário envolve as Câmaras de Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica e de Segurança no Trabalho.

Segundo Christianni, uma das ações do Crea é orientar melhor a sociedade sobre o que ela pode esperar do Conselho. O superintendente falou sobre o planejamento 2021-2023, citando entre os objetivos o aperfeiçoamento da tecnologia e dos serviços prestados, melhoria da gestão e a articulação com outras instituições.

A gerente de Fiscalização do Crea-PE, Flávia Assunção, apresentou o relatório das ações da área. Segundo ela, foram realizadas mais de 5,2 mil ações de fiscalização e o atendimento de 1.057 denúncias. A gerente também abordou as propostas para melhoria das atividades dos fiscais, como a padronização de relatórios de atuação e a integração com as câmaras especializadas e inspetorias.

Heulyson Arruda, gerente de Fiscalização do Crea-RN, que participou de forma on-line, defendeu que ferramentas como check list, treinamentos e dados tornam a fiscalização mais eficiente. “O condomínio é impregnado de atividades da Engenharia, Agronomia e Geociências”, disse. Arruda deu dicas e orientações sobre o que fiscalizar e como conseguir informações fundamentais para a fiscalização nos condomínios.

Experiências

À tarde, profissionais do Crea do Maranhão e da Bahia compartilharam experiências com os fiscais do Crea-PE. Os temas foram fiscalização nos hotéis e em eventos. Fechando a programação, os fiscais conheceram o Guia de Fiscalização de Conduta Profissional, que está sendo elaborado pelo Conselho.

Wesley Assis, superintendente de Fiscalização do Crea-MA trouxe para o evento, em participação de forma online, os procedimentos nas unidades hoteleiras. Segundo ele, boa parte dos autos de infração nos hotéis do Maranhão ocorre por conta de atividades exercidas por leigos. Assis explicou que, desde a implantação da Operação Hospedagem Segura, não falta o que fiscalizar na rede hoteleira.

O superintendente falou aos fiscais sobre as diversas atividades que envolvem a Engenharia, Agronomia e Geociências, no segmento e o que deve ser observado nas unidades fiscalizadas. Ele alertou para a importância de se verificar, por exemplo, os playgrounds, que pouco são levados a sério, mas podem causar acidentes às crianças.

Já o fiscal do Crea-BA Diógenes Augusto das Neves Júnior, que fez a palestra em seguida, também online, falou sobre o trabalho no Carnaval e grandes eventos na Bahia. De acordo com o fiscal, o objetivo do Crea é preservar a integridade física das pessoas. “Quando se coíbe a ação do leigo ou mau profissional, se reduz os riscos da população em relação à estrutura”, afirmou. O fiscal explicou que na Bahia há uma operação especial no Carnaval, que envolve vários órgãos e entidades como o Corpo de Bombeiros e o Crea, na fiscalização dos eventos.

O Guia de Fiscalização levantou o debate sobre a fiscalização da conduta ética dos profissionais. A apresentação do documento foi realizada pelo assistente técnico Thiago Gomes. Ele explicou que o manual está em construção e aberto a receber contribuições dos fiscais. Segundo Gomes, o Guia será utilizado no dia a dia dos fiscais, como orientação e formulários para apuração de conduta profissional.