5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes acontece até sexta-feira (23) em Aracaju

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, os vice-presidentes, Stênio Cuentro e Giani Camara, e a inspetora Juliana Pires compõem a comitiva pernambucana no encontro

A 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua começou nesta quarta-feira (21), em Aracaju (SE). Na pauta do encontro, o alinhamento de ações junto aos profissionais, na discussão e elaboração de propostas para o desenvolvimento nacional sustentável e para políticas públicas em benefício da sociedade.

Na comitiva pernambucana, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, os vice-presidentes do Conselho, Stênio Cuentro e Giani Camara, além da inspetora coordenadora de Paulista Juliana Pires. O evento acontece até a sexta-feira (23). O Fórum consultivo conta com a participação da diretoria do Conselho Federal da Engenharia e Agronomia (Confea); dos presidentes dos 27 Conselhos Regionais; diretoria da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), assessores e convidados.

No primeiro dia do encontro, representando o Conselho Federal, o diretor Daniel Sobrinho compartilhou com o colegiado o progresso de atividades, como a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que está adotada em 68,5% do Sistema e em 87,5% do Confea. Também foi informado o andamento do Plano Plurianual, a aquisição de impressoras para impressão das carteiras profissionais para os Creas e os últimos preparativos para a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), programados para acontecer de 4 a 8 de outubro, em Goiânia (GO).

O primeiro dia de programação também trouxe dados sobre o cenário econômico do País. O assunto foi abordado pelo economista Saumíneo Nascimento que participou do encontro. “Com base em dados oficiais, há uma projeção de uma economia melhor em 2023. A expectativa é de que o PIB passe de 3,6% para 3,9%. A projeção de crescimento é de 4,6%, para 2024, e de 4,5% para o ano seguinte”, calculou o economista.

A temática motivou os presidentes de Creas a dialogarem sobre questões como elaboração de uma agenda nacional positiva, ensino de qualidade para formação de mão de obra especializada, geração de emprego e renda, crédito imobiliário, industrialização e escoamento de produção. “Que vocês possam refletir sobre esses indicadores e contribuir para o desenvolvimento do nosso país”, incentivou o economista.

As eleições on-line do Sistema Confea/Crea, marcadas para o dia 3 de novembro deste ano para a escolha de conselheiros federais, foi um dos assuntos em destaque no primeiro dia de programação do CP. Os regulamentos e novidades do processo eleitoral foram apresentados pela Comissão Eleitoral Federal (CEF).

O pleito para escolha de conselheiro federal vai ocorrer em seis estados: Sergipe (modalidade Engenharia Elétrica); Acre (modalidade Industrial); Alagoas (modalidade Agronomia); Amapá (modalidade Elétrica); Rio de Janeiro (modalidade Engenharia Civil) e Rondônia (modalidade Engenharia Civil), os quais irão integrar o pleno do Confea de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025.

Com informações do Crea-SE.