Crea-PE sediará palestra “A Questão dos Resíduos Sólidos Urbanos: Brasil e Japão” no dia 9 de novembro

Evento será no auditório da sede do Conselho e será apresentado por dois ex-bolsistas do Programa de Treinamento no Japão

Sustentabilidade é um mantra na gestão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco. Tanto que o Crea-PE criou uma agenda, onde abre espaço para ações, eventos e proposições para as questões ambientais no Estado. Dentro desta pauta, o auditório da sede do Conselho será palco para a apresentação da palestra “A Questão dos Resíduos Sólidos Urbanos: Brasil e Japão”, no dia 9 de novembro, das 10h às 12h. O tema será apresentado pela arquiteta e urbanista, atual assessora de Projetos na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente da Prefeitura de Mundo Novo (BA), Juliete Galvão; e por Marco Aurélio Ribeiro, mestre em Engenharia Química, bacharel em Engenharia Agrícola e Ambiental, atual gerente de Meio Ambiente da Prefeitura de Bezerros (PE).

Ambos são ex-bolsistas da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e fizeram curso técnico no Japão. A palestra faz parte de iniciativa do Governo Japonês de multiplicar os conhecimentos adquiridos pelos bolsistas durante a estadia naquele país. Além da parte teórica, será apresentado o projeto que desenvolveram para ser aplicado nos municípios de Mundo Novo (BA) e Bezerros (PE). O evento é voltado para os profissionais das engenharias.

Programa de Treinamento no Japão patrocina o recebimento, na condição de bolsistas, de técnicos de países em desenvolvimento. A intenção é que estes profissionais sejam os pilares da construção do seu país, a aquisição de técnicas e conhecimentos e a criação de sistemas. Atualmente em toda a agência são recebidos anualmente cerca de oito mil técnicos vindos de países em desenvolvimento de todo o mundo.

Os projetos desenvolvidos pelo programa japonês contemplam áreas diversificadas, como planejamento de desenvolvimento, administração pública, empreendimentos públicos, transporte, infraestrutura social, comunicação e informação, agricultura, pecuária, floresta, pesca, mineração, comércio, turismo, capacitação, saneamento, seguridade social, entre outras. “O programa tem uma atenção para profissionais do serviço público, como forma de contribuir para a solução de problemas na gestão das cidades”, observa Valdir Luna, vice-presidente da ANBEJ (Associação Nordestina dos Exbolsistas e Estágio no Japão).

Na programação da palestra, Marco Ribeiro iniciará falando sobre como foi a realização do treinamento da Jica. Em seguida abordará o método de compostagem Takakura, uma forma acelerada criada pelo cientista japonês Koji Takakura, que aproveita vários tipos de micro-organismos que decompõem as sobras de comida, restos de frutas e verduras para produzir adubo orgânico. Depois, será a vez de Juliete Galvão, que apresentará o método de aterro sanitário Fukuoka. Na sequência, ela mostrará a importância da gestão de resíduos sólidos urbanos eficiente e eficaz.

Na palestra, haverá a participação do representante sênior da Jica no Brasil, Issei Aoki. Ele vai falar sobre agência. A entidade é responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento. O objetivo é contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.

Todo mês de março, a Jica publica a lista de cursos disponíveis para os 12 meses seguintes. Os interessados, que devem ter fluência no inglês, podem se inscrever. É necessário ter vínculo com alguma empresa privada ou de gestão pública. Os custos são bancados pelo governo japonês. Antes da pandemia o Covid-19, as bolsas eram para estudar no Japão. Durante 2020 e 2021, a participação ficou no formato virtual e atualmente está na versão híbrida. Confira a lista dos cursos disponíveis aqui.