Crea-PE

69ª Soea lança novo sistema de audiência pública do site do Confea

Brasília, 19 de novembro de 2012

Um sistema desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Confea colhe manifestações de profissionais, estudantes e da sociedade em geral sobre diversos temas de interesse do Sistema Confea/Crea e Mútua, como legislações, projetos, sustentabilidade, etc. A ideia surgiu para obter as manifestações sobre a legislação do Sistema durante a 69ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. A Soea lançará o sistema e servirá de exemplo de como inúmeros debates no âmbito do Confea/Crea podem ser feitos por meio das audiências públicas virtuais.

A ideia foi do gerente de Conhecimento Institucional do Confea, Flavio Bolzan, e surgiu quando ele participava de uma audiência pública virtual da Agência Nacional de Águas. “Vi que era um sistema inteligente e eficaz; qualquer cidadão com acesso à internet pode participar de maneira remota”, explica Bolzan. O piloto do projeto será feito durante a Soea com as Leis nº 5.194/66, 4.950-A/66 e a 6.496/77, além de um projeto do GT Rio+20, que também receberá manifestações.

Tanto quem não puder comparecer a Brasília para a 69ª Soea como os participantes presentes no evento participarão por meio virtual. As audiências públicas virtuais facilitarão para o participante – que poderá pontuar sua sugestão, devidamente justificada, a qualquer hora e de qualquer localidade; para o meio ambiente – com a redução do uso de papel; e para o trabalho de sistematização no Confea. “É uma otimização do procedimento interno. Sem isso, pegamos todas as contribuições, quando não temos digital ou a pessoa escreve à mão, digitamos novamente, ou seja, há todo um retrabalho. Com o sistema, conseguimos fazer um banco de dados preciso das manifestações, para que possamos trabalhar esses documentos. É um ganho de tempo muito grande”, afirmou Bolzan. De acordo com ele, o sistema é seguro. “A contribuição online, com a devida justificativa, fica vinculada ao nome da pessoa e com segurança em relação aos IPs”.

O sistema das audiências públicas será inaugurado com os debates da Soea e com o projeto do GT Rio+20 do Confea, que colherá dos internautas sugestões de implementação de dez das propostas aprovadas durante Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O projeto será lançado durante o 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia (69ª Soea), no dia 22 de novembro.

 

Equipe de Comunicação do Confea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content