Crea-PE

Sextou no Crea com ART no dia 28 ao som da Banda DVAL

Programa é resultado de parceria entre o Crea-PE e a Copergás e marca as apresentações no estúdio Cine TV Nordeste, com transmissão pela TV Crea-PE, no YouTube

Sabe aquele ditado: o fruto não cai longe do pé? O engenheiro eletrônico Mário Burle é o típico exemplo dele. De uma linhagem de avô músico e pai engenheiro e músico, Burle seguiu os passos de seus ascendentes. Quando entrou na UFPE aos 16 anos já tinha a primeira banda. Hoje, concilia o emprego de engenheiro da Chesf com a produção e gravação das músicas do projeto DVAL e as apresentações e ensaios com sua outra banda, a INH.

Ele e sua banda DVAL serão a atração do Sextou no Crea com ART desta sexta-feira (28), com transmissão pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h. A apresentação mantém o novo formato do programa, que agora é realizado no estúdio Cine TV Nordeste, sob o comando da jornalista Danielle Ferro. A reformulação do projeto conta com a parceria entre o Crea-PE e a Copergás.

Nesta segunda edição do novo formato e a primeira do ano, Burle vai se apresentar com a Banda DVAL, que é formada por ele, na guitarra e violão, e Rodrigo Pinto, professor, nos vocais e violão. O grupo ainda conta com o empresário e técnico audiovisual Carlos Campello, parceiro desde 1994. Já a parceria com Rodrigo e Carlos vem desde a Banda Crisálida, que montaram pelos anos 1995. Em 2013, foi rebatizada de Saturno Diamante e, neste mesmo ano, lançou nas plataformas digitais um EP que tem o nome da banda com duas músicas autorais: Dois Minutos de Ódio e Polly Nichols. O Saturno Diamante atualmente está em stand-by.

Essa já foi a segunda banda de Mário. A primeira ele montou no ano que prestou vestibular para desespero da mãe. Surgiu então a Fugitivos do Sistema, com todo DNA adolescente na casa dos 15 anos. A rotina de se apresentar, tocar o que gostava, as suas composições mexeu com Mário. A ponto de cogitar largar a engenharia e se dedicar à carreira de músico. Mas a realidade do mercado e principalmente a instabilidade financeira foram determinantes para que a música ficasse como plano B e a prioridade fosse a engenharia.

Engenharia que lhe trouxe mais música. Desde o final de 2019 integra a Banda INH (Inventada Na Hora), um grupo que toca cover de MPB. Para Mário, o projeto é ótimo porque, pela primeira vez, não tem a preocupação em produzir o repertório, como nas suas bandas anteriores. O engenheiro sempre prezou por composições autorais. Já conseguiu gravar algumas e hoje o projeto, além de continuar na produção de mais conteúdo, é resgatar as primeiras composições gravadas.

Mário diz que gosta muito dessa parte da composição, da criação dos arranjos. O interesse na música veio do berço. Tanto o avô paterno quanto o pai tocavam cítara. Ele até quis aprender. Começou tentando afinar o instrumento, que tem 32 cordas. Lembra que quando chegou na última, a primeira precisava de afinação novamente. Foi aí que desistiu e foi tocar violão, como um dos irmãos mais velhos. Mário tem 7 irmãos mais velhos e um deles, além de engenheiro, também toca violão.

Do violão para a guitarra foi um pulo. E a música ele classifica como sua válvula de escape para os perrengues da vida adulta. Na sua setlist pessoal, além de rock internacional, como The Beatles, U2, The Cure, The Smiths, tem o nacional com Legião Urbana e MPB, com Toquinho, Vinícius de Moraes.

Para saber mais sobre o repertório da DVAL, que se define como um projeto multimídia que promove encontros de dualidades criativas na busca por uma síntese (im)possível, acompanhe o Sextou desta sexta-feira (18), a partir das 19h.

Como sempre, o programa é transmitido pela TV Crea, no YouTube. As apresentações ficam gravadas no canal para quem não conseguir acompanhar no dia ou se quiser ver de novo. O Sextou é um espaço criado pelo Crea para apresentar talentos de profissionais das engenharias, agronomia e geociências nas áreas artísticas, seja no cinema, música, teatro, literatura ou artes plásticas. Para os profissionais das engenharias, agronomia e geociências interessados em participar do programa, basta entrar em contato pelo telefone (81) 9 8759.1084, que também é WhatsApp.

PAPEL SOCIAL
Além de abrir um espaço para divulgação de trabalhos e talentos dos profissionais do sistema, o Sextou tem um papel socioeducativo, com o incentivo à leitura. O Crea está recolhendo doações de livros, podendo ser publicações de todas as áreas.

Os livros doados podem ser entregues na sede do Crea-PE, na Avenida Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro, Recife. Além de poder entregar também nas inspetorias do Conselho de suas cidades. As doações serão destinadas a instituições públicas: bibliotecas e escolas públicas.

 

Pular para o conteúdo