Abenc-PE realizará Congresso sobre Meio Ambiente e Catástrofes

O Recife será sede, de 17 a 19 de outubro, do 17º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento de Pernambuco (Abenc-PE), com apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), terá “O Meio Ambiente Sustentável. Prevenção e Minimização de Catástrofe”, como tema central das discussões.

 Para viabilizar o apoio ao evento, o Crea-PE celebrará convênio com a Abenc-PE. “Queremos, sempre que possível, contribuir para a realização de iniciativas que tenham como objetivo, discutir a importância das profissões que representamos, além de assuntos de interesse da sociedade, como neste caso”, disse o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, na reunião em que recebeu o presidente da Abenc-PE, engenheiro civil Marcos Antônio Muniz Maciel e o vice-presidente do Crea-PE e também da Abenc-PE, engenheiro civil, Clóvis Arruda d´Anunciação, no último dia 11 de abril.

Segundo o presidente Marcos Maciel, dentre vários palestrantes que estão sendo convidados já estão confirmadas as participações do presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti e da coordenadora Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Rute Carvalhal, que farão palestras sobre: A Experiência do Crea-PE na Recuperação de Áreas Degradadas por Catástrofe e Uma Concepção da Política Brasileira de Defesa, respectivamente.
 
Temas como: Desenvolvimento Regional Sustentável; Ética e Desenvolvimento Sustentável; O Engenheiro Civil no Século XXI – Mercado de Trabalho e Prevenção de Catástrofe Mapeamento de Riscos, entre outros, também serão abordados no encontro.
 
Sobre a Abenc-PE
 
A Associação, que tem representação em mais 18 estados da Federação, foi implantada em Pernambuco em 2010, iniciando suas atividades no com mais de uma centena de associados. Ainda de acordo com Marcos Maciel, a Abenc tem o objetivo de, em favor da sociedade, promover o aperfeiçoamento técnico-científico e cultural dos engenheiros civis, assim como, defender os interesses da Engenharia Civil no Estado de Pernambuco. Para tanto deve, entre outras coisas, representar a Engenharia Civil e os engenheiros civis pernambucanos junto aos poderes públicos, órgãos paraestatais e outras entidades de classe, culturais ou técnicas, colaborando em todos os setores de sua competência, para o desenvolvimento técnico do Estado.
 
O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, é membro do Conselho Consultivo da entidade de classe, com mandato para 2010/2012.
 
Dilma Moura
ASC do Crea-PE