Crea-PE

Inspetores do Crea-PE realizam visita técnica em mineração de gipsita e fábrica de gesso no Araripe

 

Grupo conheceu mina de extração de gipsita em Ouricuri e o processo de fabricação do gesso, no município de Trindade

 

Uma comitiva de inspetores do Crea-PE teve a oportunidade de conhecer o processo de produção do gesso, desde a mineração da gipsita até a finalização do produto, na fábrica. A visita técnica na Minergipso e na fábrica da SM Gesso aconteceu nesta sexta-feira (27), nos municípios de Ouricuri e Trindade, no Sertão do Estado.

Na mina, o grupo recebeu informações sobre a operação de extração da gipsita, o processo de britagem, os diferentes tipos de minério. Já na fábrica foi possível observar os procedimentos no laboratório para a certificação da qualidade do gesso e o processo de transformação da gipsita no produto final. A empresa produz 15 mil toneladas de gesso por mês e emprega 100 pessoas nas duas unidades.

A região do Araripe é a maior produtora de gesso do País, respondendo por mais de 90% do mercado nacional. Segundo o engenheiro de Minas João Lucas, responsável técnico da Minergipso, um dos locais visitados, o polo gesseiro enfrenta problemas, a exemplo da informalidade, mas impacta muito na economia da região e das famílias.

O inspetor coordenador de Araripina, Lincoln Silva, que também participou da apresentação da fábrica SM Gesso aos inspetores, ressaltou que o arranjo produtivo local (APL) do Polo Gesseiro é muito importante para a região.

Pular para o conteúdo