Crea-PE

Adriano Lucena participa da  4ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas da região Nordeste  

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou da 4ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste, que aconteceu nesta sexta-feira na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN, em Natal. O evento contou com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Serpro para a criação de ferramentas tecnológicas. Também foram debatidos, dentre outros assuntos, a anuidade progressiva para os recém-formados; plano de saúde para os profissionais; eleição de conselheiros regionais; e autonomia operacional dos conselheiros regionais.

O secretário Estadual de Infraestrutura do Rio Grande do Norte, o engenheiro Gustavo Coelho participou da solenidade de abertura e falou aos participantes do fórum sobre o momento positivo em que o estado está passando com projetos em andamento como o da Costeira Parque, complexo de lazer que será construído na Via Costeira, em Natal.  

O evento contou com a presença do diretor geral da Mútua Nacional, Fernando Dacal Reis; da diretora administrativa da Mútua Nacional, Giucélia Figueiredo; dos diretores da Mútua Regional do Rio Grande do Norte, Márcio Sá, Almir Mariano e Alessandro Câmara e dos presidentes dos Creas, Rosa Maria Barros Tenório (Crea-AL);  Joseval Costa Carqueja (Crea-BA); Francisco Xavier Bandeira Ventura (Crea-PB);  Raimundo Ulisses de Oliveira Filho (Crea-PI);  Adriano Antônio de Lucena (Crea-PE); Jorge Roberto Silveira (Crea-SE).   

Antes de iniciar os trabalhos, a coordenadora e anfitriã do evento, pediu um minuto de silêncio em homenagem ao presidente do Crea-PB, Antônio Carlos de Aragão, falecido no último domingo (14/08). Um vídeo foi exibido exaltando o inesquecível profissional que tanto lutou pelo fortalecimento da engenharia, agronomia e geociências no país.

Carlos Henrique Rodrigues Alexandria, gerente de Inovação do Serpro, acompanhado do analista técnico Reinaldo Melo Soares, fez uma apresentação sobre a importância de inovar e avançar no cenário tecnológico atual. Os presidentes assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com o órgão para a criação de ferramentas tecnológicas personalizadas visando melhorias do serviço prestado aos profissionais e empresas registrados nos Creas do Nordeste.  

“Esse debate está mostrando que os Conselhos estão pensando no Creas 4.0, digital, e percebendo que não é algo utópico ou difícil de ser realizado. É preciso dar passos mais concretos, para entregar aos associados informações e serviços com mais celeridade, na palma da mão. Estamos planejando a criação da carteira e certificação digital”, disse Adriano Lucena.

Os presidentes também discutiram sobre as anuidades progressivas para o recém-formado. Foi aprovado por unanimidade a proposta de descontos decrescentes por 5 anos a começar com o desconto no primeiro ano de 90% até 20% no quinto ano de formado. 

Pular para o conteúdo