AEP-PE promove Dia do Engenheiro de Pesca com evento híbrido

Na última terça-feira (14), a Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE) promoveu um evento híbrido para celebrar o Dia do Engenheiro de Pesca. O encontro reuniu profissionais no Espaço Cultura Nordestina, no Poço da Panela, e foi exibido no canal da entidade no Youtube

O evento ocorreu das 14h às 19h e contou com a presença de representantes do Crea-PE, do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE), da Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea (Mutua-PE) e da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge).

“O evento foi um sucesso, com uma boa audiência, tanto virtual quanto presencial. A mensagem foi passada. Temos a tradição de trazer um evento voltado para a categoria e, pelos comentários, pudemos ver que estavam muitos satisfeitos. Obtemos o resultado que estávamos pretendendo, até superou as expectativas se considerarmos o ambiente restritivo que a pandemia impõe”, disse André Melo, engenheiro de pesca, coordenador adjunto da Câmara de Agronomia e representante do Crea-PE no evento.

Na ocasião foi ministrada por Roberto Freire e Rodolfo Rangel, presidentes da Fisenge e da AEP-PE, respectivamente, a palestra “Política profissional na Engenharia de Pesca”. Após a apresentação foram homenageados o professor Fabio Hazin (in memoriam) e a professora Sigrid Neumann Leitão pela contribuição valorosa à engenharia de pesca, à pesquisa e à ciência.

Para Rodolfo Rangel, o evento, que ocorre sempre em dezembro, é uma oportunidade de apresentar aos profissionais um balanço das iniciativas da entidade. “É um evento que vem acontecendo há mais de 20 anos durante a Semana da Engenharia de Pesca em parceria com a diretoria e coordenação do curso da URFPE e Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Pesca.  A importância desse evento é muito grande, pois através dele podemos apresentar as nossas lutas, conquistas e desafios para a categoria. É uma oportunidade para valorizar não somente os profissionais como os estudantes, que se tornarão engenheiros de pesca no futuro”.

O encontro contou ainda com uma apresentação cultural marcada por toques de maracatu, ciranda e coco. A comemoração integrou a XXII Semana da Engenharia de Pesca, organizada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através do Pet Pesca e do Departamento de Pesca e Aquicultura (Depaq), com o patrocínio da Mutua-PE.

Estiveram presentes Mozart Arnaud, presidente do Senge-PE, Leonardo Sales, diretor financeiro da Mútua; Alfredo Galvez, coordenador do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE; Paulo Oliveira, tutor do Pet Pesca e Gelcirene Costa, coordenadora de engenharia de pesca do Depaq da UFRPE; Eloísa Basto, engenheira civil e representante do Programa Mulher; e a engenheira de pesca Claudia Fernanda da Fonseca, do Senge.