APEEF comemora 30 anos de fundação com gestão moderna e atuante

Nesta sexta-feira (26), a Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEFF) completa 30 anos de fundação. De acordo com o presidente da entidade de classe, Gustavo Lima, haverá solenidade festiva no formato online. Na programação, homenagem aos ex-presidentes da associação, entrega do Prêmio José Ferraz do Mérito Florestal e lançamento de um link por meio do qual os profissionais poderão contribuir com sugestões que possam ser contempladas na nova lei estadual, que prevê dispositivos legais em defesa dos direitos e deveres da categoria.

No segundo ano do mandato, que se encerra em 2026, Gustavo Lima destaca algumas conquistas da categoria: inclusão do cargo de engenheiro florestal em editais de concursos públicos, a exemplo do que houve no certame do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE); a emissão do documento pelo Crea-PE, junto ao órgão ambiental estadual, abordando a atribuição do Manejo de Fauna aos engenheiros florestais, solicitação junto ao Conselho, da formatação do Sitac, para que possa ser evitadas emissões de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) fora da atribuição, além de protocolos de solicitação de fiscalização frente às atividades específicas da Engenharia Florestal que estão sendo executadas por profissionais sem habilitação.

O presidente da APEEF ressaltou que em 2023 pretende solicitar o processo de implantação da nova Câmara Especializada de Engenharia Florestal no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) como um importante passo da gestão.

Ainda tratando das ações que contribuem para que atualmente a associação seja vista como “ativa, forte e viva”, Lima ressalta a participação em importantes fóruns de discussão, como nas reuniões trimestrais da coordenadoria nacional das Câmaras Especializadas  de Engenharia Florestal, no Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema-PE), no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e na Câmara de Julgamento de Recursos, última instancia administrativa dos processos no Consema.

“Nessa luta pelas conquistas dos nossos espaços, valorização da profissão e cumprimento das promessas de campanha, estamos fortalecidos pelos apoios que temos da Sociedade Brasileira dos Engenheiros Florestais – EBEF, do Crea-PE e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)”, ressalta Gustavo Lima.

Formada há quase 10 anos, a 2ª diretora financeira da APEFF, engenheira florestal Cecília Lira, também destaca conquistas da associação. “Depois de uma longa luta estamos atuando firmemente nas questões relativas ao pagamento do salário mínimo profissional. Por meio da leitura dos editais podemos identificar atividades inerentes às atribuições dos engenheiros florestais que, muitas vezes, não fazem parte do rol de profissionais que podem participar da seleção”, observa.

Cecília pontua que, nesses casos, a associação tem atuado, com o apoio do Crea-PE, para que sejam feitas alterações nos editais incluindo os engenheiros florestais, assim como a aquisição do direito, junto ao Crea-PE, de atribuições que permitem a execução de atividades como afugento, manejo de fauna e inventário florestal, antes só concedidas a biólogos”, comemora a engenheira.

No rol das lutas futuras, a engenheira fala dos esforços que estão sendo mantidos pela APEEF, no sentido de conseguir, junto ao Crea-PE, o bloqueio do registro das ARTs feitas por profissionais de outras modalidades que descrevem projetos e/ou execução de serviços inerentes aos engenheiros florestais. “Quando obtivermos esse direito, que já foi concedido por Creas de outros estados, estaremos beneficiando também outros profissionais”, ressalta Cecília Lira.

Para a engenheira florestal, empresária no ramo de consultoria e vice-presidente da APEEF, Jordânia Araújo, a história da instituição revela as muitas batalhas da categoria, com o principal objetivo de garantir a ocupação e ampliação dos espaços que, por direito, devem ser ocupados por engenheiros florestais.

A 1ª diretora Administrativa, Janaina Teixeira, defende que as ações da APEEF se revertem em grandes oportunidades para a classe profissional, assim como para a sociedade. “Com o reconhecimento das atividades exclusivas da categoria temos a oportunidade, inclusive, da criação de políticas públicas voltadas às questões ambientais, assim como a possibilidade de despertar uma educação ambiental nessa e nas novas gerações, com foco na defesa do meio ambiente”, concluiu a engenheira.

“No dia em que completa três décadas, a associação está de parabéns pelo aniversário, assim como a atual gestão, por todo o trabalho que vem desenvolvendo, para tornar a entidade mais forte e atuante em defesa dos interesses dos profissionais da Engenharia Florestal e da sociedade”, parabeniza o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.