Araripina recebe a I Semana Nacional de Fiscalização na Mineração

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e os Regionais (Creas) realizaram, junto com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia, entre os dias 19 e 23 de outubro, a I Semana Nacional de Fiscalização na Mineração. Em Pernambuco, o encontro aconteceu no município de Araripina, o mais importante distrito mineiro do Estado, quinta-feira (22) e sexta-feira (23), na sede do Sebrae. O diretor geral de fiscalização do DNPM, Walter Arcoverde, esteve presente para falar sobre o convênio assinado com o Confea, no qual assegura a troca de informações sobre as atividades, empresas e profissionais da área de mineração, capacitou todos os fiscais do Crea-PE lotados no Sertão pernambucano. Os dois órgãos formalizaram a intenção de colaborarem, dentro de suas atribuições, na fiscalização do exercício e da atividade profissional de Engenharia de Minas e Geologia. De acordo com o coordenador da Câmara de Geologia e Minas do Crea-PE, Jurandir Landim, o evento teve o objetivo de trocar informações. “A medida visa trazer uma maior interação entre os órgãos fiscalizadores do segmento de mineração. Essa é uma boa oportunidade de melhorar os serviços já realizados pelo Crea-PE e pelo DNPM”, disse Landim. Com a capacitação, os fiscais tiveram condições de verificar in loco as atividades relacionadas, principalmente, à segurança e higiene do trabalho e de lavra ilegal, segundo o engenheiro. Ainda na programação, foram realizadas Fiscalizações Dirigidas no Pólo Gesseiro do Araripe. Minérios – O polo do Araripe, que compreende os municípios de Ipubi, Trindade, Ouricuri e Araripina, é responsável por 80% da produção nacional do gesso, de acordo com dados do DNPM de Pernambuco. Segundo o presidente da Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP) e diretor adjunto da DNPM, Antônio Christino Lyra, a produção poderia ser muito maior, caso o Estado fizesse investimentos na infraestrutura. “A maior parte da produção de gesso é vendida para a Região Sudeste. Com a implantação da ferrovia Transnordestina, a expectativa é que a produção alcance uma participação no mercado internacional”, ressaltou. Além do gesso, Pernambuco destaca-se também na explotação de água mineral, calcário, argila, areia, brita e mármore. Quanto à geração de postos de trabalho, o presidente da AGP informou que o setor de Geologia e Minas emprega um grande número, entretanto ainda há a predominância da informalidade. Ele relacionou o crescimento da explotação ao número do incremento na produção civil pernambucana, uma vez que, a maioria dos minerais está ligada a essa cadeia.