Crea-PE

ARIES e Plano Recife 500 Anos realizam palestra sobre conexão Recife e Tóquio, com apoio do Crea-PE

Evento, com inscrição gratuita, acontece nesta terça-feira (22), às 14h, no Auditório da Livraria Jaqueira, Bairro do Recife

“A experiência de Tóquio no enfrentamento às inundações” é a palestra ministrada pelo engenheiro civil Sideney Schreiner nesta terça-feira (22), às 14h, no Auditório da Livraria Jaqueira, Bairro do Recife. O evento é uma ação anexa ao Cidades em Transição e propõe uma conexão entre as capitais Recife (Brasil) e Tóquio (Japão), realizada pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Plano Recife 500 Anos.

A iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e da Prefeitura do Recife, com a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura do Recife. A participação no evento é gratuita, mediante inscrição pela plataforma Sympla, com link no card acima ou clicando aqui.

Tóquio, a área urbana mais populosa do mundo, é atingida todos os anos por diversos eventos naturais extremos. Dentre eles, as chuvas torrenciais que assolam a região durante os vários tufões exigem ações concretas de preparação e de proteção da população. A cidade utiliza soluções de planejamento urbano, infraestrutura, sistemas de monitoramento e alerta, além de informação e treinamento da população para se tornar um exemplo de resiliência e segurança. Nessa palestra, o exemplo de Tóquio será discutido a partir de algumas medidas de soluções para reduzir os impactos das chuvas intensas, evitando catástrofes, salvando vidas e garantindo a volta quase imediata das atividades urbanas após cada evento climático.

Sideney Schreiner é engenheiro civil formado pela Universidade de Brasília, mestre e doutor em engenharia de transportes pela Tokyo University of Marine Science and Technology (Japão), com pós-doutorado em logística urbana na Kyoto University (Japão). Foi diretor executivo de Planejamento de Mobilidade Urbana no Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, da Prefeitura do Recife e, atualmente, reside em Tóquio, onde é Chief Modeling Officer da Takumi Engenharia, é consultor para o Banco Mundial em projetos de resiliência de infraestrutura de transportes e mitigação de impactos das mudanças climáticas na mobilidade urbana.

Pular para o conteúdo