Crea-PE orienta representantes da Conviva Mercados e Feiras sobre vistorias em mercados públicos

As operações serão iniciadas em novembro para combater a falta de responsabilidade técnica nas atividades relacionadas à engenharia

O plano de fiscalizações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) para os mercados públicos foi apresentado, na tarde desta segunda-feira (02), para a Conviva Mercados e Feiras, autarquia municipal da cidade do Recife responsável pelo ordenamento de diversos equipamentos para comércio e interação popular nos bairros da capital. As operações fiscalizatórias serão iniciadas em novembro e vão verificar in loco as atividades relacionadas à engenharia nestes empreendimentos.

As vistorias terão como objetivo combater a falta de responsabilidade técnica nas diversas atividades praticadas pelos profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea nos estabelecimentos comerciais e, com isso, garantir a segurança da população. Serão avaliados os projetos, as obras e os serviços de manutenção desenvolvidos por terceiros ou empresas registradas ao Crea-PE. Caso seja identificada alguma irregularidade, haverá autuação para os responsáveis pela prestação do serviço.

Participaram da reunião na sede provisória do Crea-PE, no bairro do Espinheiro, o presidente em exercício, Clóvis Segundo; o vice-presidente, Pedro Paulo Fonseca; a Superintendente Técnica Adriana Pereira; o engenheiro civil Stênio Cuentro; o diretor presidente da Conviva, Gabriel Leitão; a gerente geral e arquiteta, Romena Braun; e o engenheiro e gerente de projetos da autarquia, Saulo Mendes.

O presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo, destacou que as fiscalizações possuem caráter educativo. “Nós queremos fazer dos mercados públicos locais seguro para circulação da população. Esse encontro aqui é para compartilhar com vocês essa missão”, afirmou.

Já o diretor presidente da Conviva, Gabriel Leitão, agradeceu o convite do Crea-PE e ressaltou que o Conselho e Autarquia seguem a mesma linha de atuação. “Essa ação de conscientização é o que buscamos fazer com todos os permissionários. Esse trabalho é um grande desafio”, concluiu. Para ele, cobrar o exercício profissional regular das atividades de engenharia é garantir o que está em lei.

A Conviva é vinculada a Companhia de Serviços Urbanos do Recife. Ao todo, são administrados 42 equipamentos, dentre eles estão os pátios de feiras, as feiras livres, os centros comerciais, as praças de alimentação, os centros de comércio popular e mercados públicos, como os localizados na Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Cordeiro, São José e Casa Amarela, chegando a mais de 5.100 boxes e bancos.