Crea-PE

A avaliação de imóveis e o papel do profissional da área serão debatidos no Crea Convida desta terça-feira (4)

Assunto será apresentado em formato diferente, com dois subtemas abordados pelo presidente da Sobrea, Lutemberg Florêncio, e o presidente do Ibape, Gustavo Farias, tendo como debatedor o professor da UFPE Rubens Dantas e abertura do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

O laudo de avaliação de imóveis é uma ferramenta importante tanto no setor público, quanto no privado e para o cidadão comum. Nesse contexto, o engenheiro de avaliação é fundamental para dar mais segurança no processo de aquisição e financiamento imobiliário. Avaliação de imóveis é o tema central do Crea Convida desta terça-feira (4), que será apresentado em formato diferente. O assunto será debatido em subtemas por dois palestrantes, especialistas na área.

O engenheiro civil Lutemberg Florêncio, especialista em avaliações e perícias pela Faculdade Oswaldo Cruz (FOC-SP) e presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (Sobrea), vai abordar “Laudo de Avaliação: instrumento de tomada de decisão baseado em métodos técnicos e normativos”.

Segundo Florêncio, o foco da palestra é destacar a importância da avaliação de imóveis e o papel do engenheiro nesse processo, que atravessa várias etapas, desde a vistoria até o laudo, para validar a tomada de decisões. O presidente da Sobrea ressalta a necessidade de o profissional obter conhecimentos técnicos e científicos para atuar na área.

Já o engenheiro civil Gustavo Farias, presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape), vai falar sobre “A necessidade do engenheiro de avaliações nas aquisições de imóveis e operações de garantia de crédito”. “A aquisição fica mais segura quando se contrata um engenheiro de avaliações”, defende Farias. O presidente do Ibape explica que esse trabalho é uma prática comum entre os agentes financeiros, mas ainda precisa ser mais utilizado na compra e venda convencional.

A mediação do Crea Convida ficará a cargo de Rubens Dantas, professor de Avaliação Econômica de Empreendimentos em Engenharia de Avaliações na UFPE e ex-presidente da Sobrea. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, fará a abertura do evento.

Para Rubens Dantas, o laudo de avaliação é o principal instrumento da tomada de decisões em várias áreas. É muito utilizado no Judiciário e pelas prefeituras, nos processos de desapropriação. “É um instrumento essencial, daí a importância de que seja bem feito”, explica.

O Crea Convida desta terça-feira será no formato online, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h. Depois da apresentação dos palestrantes, será aberto um espaço para interação com os participantes da live. Será possível fazer comentários e perguntas sobre o tema pelo chat do canal do Crea-PE. Participe!

Pular para o conteúdo